Preços do leite sobem, mas relações de troca pioram

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os preços médios do leite no Brasil, este ano, estão 27% acima da média dos preços de 2002. Não que eles deixem tanta margem de lucro, mas porque a comparação é feita em cima de um ano de preços muito baixos. As correções do preço do leite em 2003 superam os índices de inflação.

Mas este fato não significa que as condições estejam favoráveis aos produtores, avisou engenheiro agrônomo Maurício Palma Nogueira, da Scot Consultoria. Ele citou outro entendido no assunto, o presidente da Leite Brasil, Jorge Rubez, para quem, nos últimos 12 meses, os principais índices de inflação indicaram uma evolução na faixa de 27% a 33,5%. "Tivemos índices menores, com resultados de 14% a 26%, conforme a metodologia. Mas vaca não come índices, que são médias de preços, vaca come ração cujos preços, esses sim, explodiram", afirmou Rubez.

Não é novidade, mas os insumos e, conseqüentemente, os custos de produção, estão subindo de maneira mais acentuada que os preços do leite. É difícil encontrar empresas com custos de produção abaixo dos 50 centavos por litro de leite.

Segundo cálculos de Nogueira, o produtor de leite precisa hoje de 35% a mais de leite para comprar um litro de diesel do que precisou cinco anos atrás.

Com relação aos componentes da ração, a perda de poder de barganha do leite só parou de cair quando os preços do milho começaram a desabar neste ano.

Por isso, o produtor de leite vê a agricultura batendo à sua porta demandando terra para arrendar e oferecendo entre R$ 200,00 e R$ 600,00, livre de todos os riscos.

Segundo Nogueira, o desaquecimento da atividade leiteira não é só causado pela crise, mas também pela oportunidade de fazer o patrimônio render mais do que com a produção de leite.

Fonte: Folha de Londrina, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?