Preços do leite mais elevados pressionam custos do UHT

Nos últimos meses, fatores como a redução de preços do leite longa vida (UHT) no atacado e varejo e o maior preço pago ao produtor pelo leite pressionaram a rentabilidade da indústria de UHT. Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), a média de preços do leite UHT em 2007 foi de R$ 1,58/l no varejo, o que representou um acréscimo de cerca de 20% frente à média obtida em 2006, de R$ 1,32/l. A matéria-prima, por sua vez, ficou cerca de 32% superior em 2007, em termos nominais.

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Nos últimos meses, fatores como a redução de preços do leite longa vida (UHT) no atacado e varejo e o maior preço pago ao produtor pelo leite pressionaram a rentabilidade da indústria de UHT.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), a média de preços do leite UHT em 2007 foi de R$ 1,58/l no varejo, o que representou um acréscimo de cerca de 20% frente à média obtida em 2006, de R$ 1,32/l. Em relação a 2005, houve um aumento de 27%.

A matéria-prima, por sua vez, ficou cerca de 32% superior em 2007, em termos nominais (sem descontar a inflação do período), segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Os valores obtidos pelo leite UHT variaram bastante no ano passado, alcançando patamares inesperados, especialmente entre maio e agosto, quando os valores do leite no campo também apresentaram significativos aumentos. No atacado de São Paulo, por exemplo, de acordo com dados do Cepea, o preço do leite UHT foi de R$ 1,90/l, alta de 69% em relação à cotação de janeiro.

Porém, com o excessivo aumento de preços, o consumo foi reduzido. Com a retenção de mercadorias, o varejo pôde obter um maior poder de barganha nas negociações com a indústria e reduzir o preço do produto, recuperando assim as vendas ao consumidor. Desse modo, os preços tiveram consecutivas reduções e voltaram aos patamares anteriores de preços. Em agosto, no atacado de São Paulo, houve uma redução de 11,6% frente ao mês anterior; em setembro a queda foi de 19,6% e em outubro de 8,9%.

Considerando índice 100 para a diferença entre preço do UHT no atacado e preço da matéria-prima (média Cepea/USP) em novembro de 2006, o gráfico 1 mostra que, além da grande oscilação em 2007, o ano terminou com valores mais baixos, apertando os fabricantes de UHT. Essa análise não considera os demais custos que, caso tenham aumentado no período, reduziriam ainda mais a margem da indústria desse segmento.

Gráfico 1. Evolução da relação preço no atacado menos custo da matéria-prima a para o leite UHT, entre novembro de 2006 e novembro de 2007.

Figura 1

Observa-se que entre junho e julho, este índice foi quase o dobro se comparado aos índices dos últimos meses de 2006. Os meses mais críticos foram setembro e outubro, quando os valores do leite UHT no atacado começaram a cair e os preços do leite no campo continuaram em patamares relativamente elevados. Nesses meses a rentabilidade foi inferior a do mesmo período de 2006.

No entanto, em novembro de 2007, houve uma certa recuperação dessa margem, dada a redução de preços do leite pagos aos produtores em virtude da maior oferta (queda de 7,3% em relação ao mês anterior), e uma recuperação dos preços no atacado, de cerca de 5% frente a outubro. O índice, porém, ainda foi um pouco inferior ao obtida no mesmo período do ano anterior.

De uma forma geral, a tendência para 2008 é que os preços do leite ao produtor permaneçam em patamares relativamente elevados, o que tende a elevar o custo da produção de UHT. No início deste ano, mesmo em período de safra, há uma expectativa de estabilidade de preços em várias regiões produtoras. Em dezembro, o valor médio pago pelo produto foi de R$ 0,6803/l, cerca de 37% acima do obtido no mesmo mês de 2006, de acordo com dados do Cepea.

Caso as expectativas se confirmem e a média nacional de preços seja a mesma neste mês, deverá haver uma alta de 39% referente à janeiro de 2007.

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