ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Preços ao produtor poderão baixar na Europa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/03/2004

2 MIN DE LEITURA

0
0
Neste ano, a indústria de lácteos da Europa será afetada por duas grandes mudanças no setor. A partir de maio a União Européia (UE) incluirá 10 novos países no bloco. Além disso, no final do ano, a UE reduzirá o nível de intervenção no setor leiteiro, ou seja, reduzirá os subsídios. Estes dois fatores, de acordo com a Arla Foods - uma das companhias mais importantes do setor - levarão a tempos difíceis.

O diretor gerente da empresa, Ake Modig, disse ao Conselho de Representantes na semana passada que ocorrerá uma redução significativa no preço pago ao produtor visando ter competitividade no já sobrecarregado mercado. Três fatores poderão prejudicar a saúde da companhia reduzindo o preço do produto: a pressão a ser gerada no mercado pelo aumento do bloco europeu, a reforma agrícola da UE que possivelmente reduza os preços de intervenção e que o enfraquecimento do dólar norte-americano estimule as companhias de lácteos a manter seu foco na Europa.

Apesar disso, a companhia disse que está apresentando uma boa performance no Reino Unido. A formação do novo grupo Arla Foods UK no Reino Unido criou o que a companhia chama de "forte base financeira".

Entretanto, são os mercados domésticos que estão sofrendo mais. "A situação nestes mercados é particularmente difícil. Nós estamos perdendo participação para produtos importados enquanto, ao mesmo tempo, os produtos com desconto estão pressionando os produtos com nossas marcas", lamenta-se Modig

A companhia fez, no entanto, uma previsão positiva para o futuro. Porém, o presidente do grupo, Knud Erik, disse que é importante entender "que as mudanças resultantes da reforma agrícola e outras condições do mercado são tão extensivas que as quedas nos preços do leite são inevitáveis". Ele afirmou que a empresa terá que pagar 2 Coroas Dinamarquesas (33,12 centavos de dólar) por litro de leite produzido para reagir contra as mudanças no mercado.

Outras companhias de lácteos líderes na Europa - Glanbia e Nestllé - estão sofrendo com os resultados do excesso de queijos da Europa derivado da sobre-produção de leite no setor, e com a revisão da Política Agrícola Comum. Acredita-se que o enfraquecimento do dólar dos EUA estimulará os produtores a permanecerem no mercado europeu.

O excesso de produção poderá prejudicar a indústria por algum tempo ainda. "Além disso, há uma pequena probabilidade de crescimento no volume no mercado em geral - e a situação é similar no restante da Europa", disse o diretor gerente da Arla.

Em 23/03/04 - 1 Coroa Dinamarquesa = US$ 0,16564
6,03730 Coroa Dinamarquesa = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

Fonte: Dairy Reporter, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint