Em geral, para todos os países produtores de leite, o preço mundial tem um importante papel. Para países exportadores, como os da Oceania e da América do Sul e do Leste Europeu, um aumento dos preços mundiais dos produtos lácteos geralmente leva a maiores preços aos produtores. No caso de países com setores muito protegidos, e com isso, preços nacionais muito altos, como Estados Unidos, Canadá e União Européia (UE), os preços altos estão reduzindo a diferença existente entre os preços nacionais e os do mercado mundial.
As principais razões do aumento dos preços nos últimos 10 anos incluem o aumento na demanda de produtos lácteos mais rápido do que a oferta, como conseqüência do aumento da população e de um maior consumo por habitante, especialmente em países com grande potencial de crescimento, como China ou os países exportadores de petróleo.


Preços = Médias anuais; * Estimativas/Dados preliminares, ECM = energia corrigida de leite com 4% de gordura e 3,3% de proteína.
Preço mundial estimado para "leite": Cálculo baseado no preço mundial para leite em pó desnatado/manteiga e custos de processamento.
Em 13/02/07 - 1 Euro = US$ 1,29928
0,76966 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)