ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Preço ao produtor cai no Uruguai em agosto

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/09/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

O preço do leite ao produtor, no mês passado, continuou caindo e complicando a equação econômica das fazendas leiteiras do Uruguai, segundo dados publicados pelo Instituto Nacional do Leite (Inale).

Medido em moeda local, o produtor de leite recebeu 12,13 pesos o litro, valor que representa uma pequena queda de 1,4% em relação ao mês anterior. Por sua vez, medido em dólares, o preço foi de US$ 0,28 o litro, com perda de 1,6% em relação ao mês anterior. Já o preço do quilo dos sólidos, principais componentes do leite e pelos quais a indústria de laticínios paga, foi cotado a ficou em 167,3 pesos (US$ 3,94) caindo apenas 0,5% em relação ao mês anterior, sempre de acordo com os dados divulgados pela Inale.

O clima está ajudando a pecuária leiteira, que está produzindo bem, contando mais com a forragem do que com concentrados. Até o mês passado, foram enviados à indústria 201 milhões de litros, volume que representa um aumento de 10,8% em relação ao mês anterior.

Por sua vez, comparando agosto de 2019 com o mesmo mês de 2020, houve um aumento na remissão de 5,8% e foram atingidos 1,269 bilhão de litros de leite.

Por outro lado, inspirado no Grupo Procarnes, o Instituto Nacional do Leite (Inale) formou o grupo de trabalho Proleche, com o objetivo de melhorar o acesso ao mercado de produtos lácteos uruguaios e solucionar alguns dos problemas enfrentados pelo setor. Ainda na cerimônia de encerramento da Expo Prado 2020, o Ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca, Carlos María Uriarte, fez esse anúncio. O grupo do Proleche é formado por representantes dos Ministérios das Relações Exteriores na diretoria do INALE e destaca que "as indústrias podem acessar e dizer: tenho interesse em entrar nesse mercado, tenho essas restrições tarifárias, tenho essas restrições sanitárias", disse o presidente da Inale, Álvaro Lapido, entrevistado no programa de rádio Rural Tiempo de Cambio.

Esse grupo já está formado, disse Lapido, e a indústria pode ir diretamente ao representante no conselho do Inale para encaminhar as propostas por meio daquele secretário de Estado.

Avançar no acesso a mercados, especificando redução de tarifas para lácteos exportados, e em questões sanitárias e de cotas é uma demanda da Câmara da Indústria de Laticínios, disse Lapido, e através deste grupo pretende-se trabalhar de forma mais ordenada nesse sentido.

O Uruguai tem potencial para produzir leite a baixo custo, mas sem descuidar da qualidade e segurança dos produtos.

Além do endividamento e das crises que o setor vive, o produtor está empenhado em manter a máquina de produção em funcionamento e os números preliminares do Dicose 2020 mostram uma recuperação de 8% no rebanho leiteiro. Segundo dados do Dicose 2019, o rebanho leiteiro uruguaio era de 767.342 cabeças, mas no ano seguinte cresceu para 829.588 cabeças.

Boa parte desse crescimento se dá pela categoria de novilhas e menor volume de exportação.

As informações são do El País Digital, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures