PR: seca leva 26 municípios a decretar emergência

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A forte estiagem que assola o Paraná desde o mês passado deve levar 26 municípios da Região Sudoeste a decretar estado de emergência. A informação é do Departamento de Economia Rural (Deral) de Francisco Beltrão, órgão ligado à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab), que abrange 27 municípios. Em todo o Estado, a seca já causa prejuízos de cerca de R$ 380 milhões, atingindo lavouras de milho, soja, feijão e a bacia leiteira.

Segundo levantamentos preliminares do órgão, 21 municípios já tiveram prejuízos que equivalem entre 10% e 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Outros cinco acumulam perdas que variam entre 5% a 10% do PIB.

De acordo com o chefe do Deral de Beltrão, Antoninho Fontanella, devido à redução das pastagens, a produção de leite já foi reduzida entre 15% e 40%, conforme o município. Segundo a secretária municipal de Agricultura de Francisco Beltrão, Adriana Salvadore, até ontem os prejuízos somavam mais de R$30 milhões com prejuízos na agricultura e na cadeia leiteira. Matéria de Fernanda Mazzini, da Folha de Londrina.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?