PR: São José dos Pinhais recebe incentivo

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Um convênio no valor de R$ 150 mil estimulará a produção de leite de pequenos agricultores de São José dos Pinhais (PR). Os recursos serão repassados pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ao instituto vinculado à Faculdade Tuiuti de Curitiba para o desenvolvimento de ações voltadas à produção de leite pasteurizado nas localidades de Rio Pequeno, Mergulhão, Avencal, Gamelas, Malhada, Contenda, Faxina, Cachoeira e Coronel Marcelino.

Professores da instituição e técnicos da Emater orientarão os produtores, incluindo a transferência de tecnologia apropriada. Está prevista também a participação do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) na fase do controle da qualidade do produto.

Os produtores de leite receberão instruções quanto à identificação das fontes de infecção e dos agentes causadores de enfermidades nas diferentes categorias do rebanho leiteiro de São José dos Pinhais. Os resultados de trabalhos científicos também serão repassados ao setor, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade do leite.

A finalidade é que São José dos Pinhais retome a posição que perdeu há cerca de dez anos, quando chegou a produzir uma média de 100 mil litros de leite/dia. Com o fechamento de uma cooperativa de grande porte, essa produção caiu para 30 mil litros/dia.

As informações são da Agência Estadual de Notícias.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Estevão Pascoalini Dias Nucci
ESTEVÃO PASCOALINI DIAS NUCCI

CORONEL VIVIDA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 29/06/2006

Coronel Vivida, sudoeste do Paraná, também recebeu incentivo da Secretaria de Ciência e Tecnologia, da ordem de R$150.000,00. Estes recursos deverão ser aplicados a duas comunidades beneficiando 29 pequenos produtores, e proporcionarão a aquisição de resfriadores, ordenhadeiras e sêmen de bovinos leiteiros.



As duas comunidades tem como principal produto o leite, e esta aplicação certamente vai alavancar a atividade. O repasse de recursos se faz através de Projeto elaborado pela Emater, que terá a seu encargo a assistência técnica, e da Universidade Tecnológica do Paraná em convênio com a Prefeitura Municipal.
Qual a sua dúvida hoje?