ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: Região Oeste se destaca na produção de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/06/2005

2 MIN DE LEITURA

0
0
A pecuária leiteira do Paraná vem conquistando a cada ano uma posição de destaque no cenário nacional, em razão do crescimento do setor. Muitos municípios paranaenses estão se tornando referência na produção do leite. É o caso de Toledo, no oeste do Paraná. A bacia leiteira local cresceu 45,6% entre 1994 e 2003 e já ocupa a segunda posição no estado em produtividade.

O Paraná é o quarto produtor nacional de leite in natura e resfriado, perdendo apenas para Minas Gerais, Goiás e Rio Grande do Sul. O último dado oficial sobre a produção no estado é de 2003, quando foram produzidos 2,55 bilhões de litros de leite. De acordo com o médico veterinário Ângelo Ronaldo Silva, do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e do Abastecimento (Seab), a produção paranaense vem numa ascendente nos últimos cinco anos. Ele disse que essa tendência vai permanecer este ano.
De acordo com o Deral, o oeste e o sudoeste são as regiões que apresentam o maior crescimento na atividade. A bacia leiteira do oeste já é a maior do Paraná em volume de produção, mas perde em produtividade para a de Ponta Grossa, a mais tradicional do estado. Destaque na pecuária leiteira da região oeste, Toledo detém um dos maiores PIBs agropecuários do Brasil, com destaque para as produções de frangos, suínos e grãos.

Entre 1994 e 2003, a produção da bacia leiteira local saltou de 219 milhões para 319 milhões de litros por ano. A produtividade cresceu ainda mais, alcançando o índice de 69,12% e passando de 1.710 para 2.892 litros/vaca/ano. Em Toledo, a atividade é tocada, em sua maioria, por pequenos produtores rurais. A Emater estima que há cerca de mil agricultores na atividade.

Gelson Hein, da Emater de Toledo, explicou que o crescimento da pecuária leiteira se deve a fatores como investimentos na melhoria da qualidade genética dos animais, introdução de novas técnicas de manejo sanitário, alimentação e modernização da atividade. Outro fator citado por ele é a cultura existente entre os pequenos agricultores, de diversificar a atividade agrícola.
Toda a produção é absorvida pelos laticínios, principalmente das cooperativas da região, onde é transformada em leite pasteurizado, longa vida ou derivados lácteos.

Modelo

O produtor rural Bruno Scherer, morador no distrito de Dois Irmãos, interior de Toledo, é o retrato dessa evolução. O leite é a principal fonte de renda da propriedade rural, que tem 32 hectares. Desse total, nove hectares são destinados à pecuária leiteira. Scherer tem um rebanho de 39 vacas, sendo que 34 produzem leite.

Cada vaca produz, em média, 20 litros/dia, volume bem acima da média regional, que é de nove litros/dia. A meta dele é atingir os 30 litros/dia por animal. Para isso, o agricultor não pára de investir. "A gente tem de buscar um diferencial para diminuir o custo de produção e aumentar o lucro", comentou, referindo-se às novas técnicas de manejo sanitário e de alimentação que vem adotando a cada ano em sua propriedade. Nos últimos quatro anos, o agricultor quase dobrou a produção de leite.

Scherer reconhece, porém, que tem muito a avançar. "Por isso, procuro estar ligado nas novidades da pecuária leiteira em seminários, cursos e dia de campo", revelou, contando que outro segredo de sucesso da propriedade é a seleção correta de animais na hora da inseminação artificial.

Fonte: Gazeta do Povo/PR (por Miguel Portela), adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures