PR: produtores querem solução para estiagem

Prefeitos da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), representantes de câmaras de vereadores dos municípios da região e agricultores pediram nesta segunda-feira (26) apoio do Governo do Estado no encaminhamento de soluções contra a estiagem que penalizou a agricultura daqueles municípios. Entre as reivindicações apresentadas está a adoção de um fundo emergencial contra catástrofes, a elevação do preço mínimo do leite e uma linha de crédito para a atividade leiteira.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Prefeitos da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), representantes de câmaras de vereadores dos municípios da região e agricultores pediram nesta segunda-feira (26) apoio do Governo do Estado no encaminhamento de soluções contra a estiagem que penalizou a agricultura daqueles municípios. Eles manifestaram preocupação com os efeitos da seca na região, onde já foram apresentados mais de 5.000 pedidos de perícia para ser encaminhada ao seguro agrícola.

A comitiva, liderada pelo presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Élson Munaretto, foi acompanhada dos deputados estaduais Nereu Moura e Augustinho Zucchi. Eles apresentaram uma pauta de reivindicações aos governos estadual e federal para minimizar os prejuízos na agricultura com a seca que prejudicou o Estado, particularmente as regiões Sudoeste e Oeste do Estado, entre os meses de novembro e dezembro do ano passado. A comitiva foi recebida pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, em exercício, Herlon de Almeida, e pelo diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), Francisco Simioni.

Entre as reivindicações apresentadas está a adoção de um fundo emergencial contra catástrofes, cujo projeto já se encontra no Congresso Nacional para aprovação, disse Almeida. Também sugere a elevação do preço mínimo do leite e uma linha de crédito para a atividade leiteira, reivindicações que serão encaminhadas ao governo federal.

Ao governo do Estado, a pauta pede a agilidade na liberação do Proagro para atender de imediato as áreas vistoriadas. Os agricultores têm pressa em plantar a safrinha, disse Munaretto. A pauta reivindica ainda a extensão, para a suinocultura e produtores de leite, dos subsídios dados ao setor avícola no uso de energia elétrica durante o período noturno.

Para Almeida, as pautas apresentadas já estão sendo encaminhadas e foram adotadas pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento como medidas de emergência para amenizar o sofrimento dos agricultores. "Nós já fomos ao governo federal, mas se for preciso constituímos outra comitiva e vamos de novo", declarou. Porém, alertou os prefeitos e vereadores que é preciso conscientizar os agricultores a rever os sistemas de produção agrícola, principalmente nessa faixa do estado do Paraná entre o Oeste e Sudoeste, onde a seca foi mais forte. Almeida destacou que é preciso entender os sinais da natureza e mudar radicalmente os hábitos.

Para o deputado Augustinho Zucchi, é fundamental atender as reivindicações da agricultura do Sudoeste do Paraná, que é a base da economia local. Na sua opinião, é importante o governo atender a necessidade de liberação de recursos para viabilizar o plantio da safrinha de milho e feijão e também um programa de calcário. Segundo Zucchi, o calcário é fundamental para aumentar a produtividade das lavouras. Ele corrige o solo e dá mais condições para a lavoura e pecuária se desenvolver, mesmo em períodos de pouca chuva.

As informações são da Agência Estadual de Notícias, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?