ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: Ocepar aponta benefícios competitivos do cooperativismo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/06/2015

1 MIN DE LEITURA

0
0
O sistema cooperativista é um dos fatores que possibilita que produtores de diferentes tamanhos e tornem altamente competitivos. Flávio Turra, gerente técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), afirma que a cooperativa leva apoio ao produtor em diferentes frentes do setor produtivo.

Transferência de tecnologia - Para começar, Turra avalia a importância das organizações na assistência técnica, principalmente em relação à transferência de tecnologia oferecida aos cooperados. No caso da Batavo Cooperativa Agroindustrial, os produtores de leite, por exemplo, recebem todo o respaldo da organização no que diz respeito aos equipamentos que deverão ser utilizados na ordenha. Eles também recebem orientações sobre o sistema de manejo dos animais e em relação ao material genético que deverão utilizar.

Escoamento e armazenagem - Ter para onde escoar e armazenar a produção é outra vantagem de ser associado a uma cooperativa. "O produtor não precisa guardar a produção no campo", destaca Turra. O gerente observa que uma das maiores vantagens de ser um associado é na hora de comercializar a produção. Por meio da organização fica mais fácil. Segundo ele, pequenos e médios produtores têm muitas dificuldades em colocar sozinhos os seus produtos no mercado.

Poder de barganha
- Na cooperativa, além de ter clientes fidedignos, o poder de barganha da produção é melhor. Com isso, os associados conseguem preços melhores para o seu produto. A agroindustrialização também surge como ferramenta para o aumento da rentabilidade dos associados. "Agregar valor proporciona vender um produto de forma diferenciada", destaca Turra.

Sistema de gestão - Ele completa que a Batavo é uma das cooperativas mais antigas do Estado e que seu sistema de gestão influencia outras cooperativas paranaenses. O retorno que uma organização desse modelo traz para um município é enorme. Entre esses benefícios, destaca o gerente técnico e econômico da Ocepar, estão a geração de emprego, movimento do comércio da região e elevação da arrecadação de impostos.

Leite paranaense
- De acordo com o último levantamento realizado em 2013 pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) referente à pecuária leiteira, o Paraná possui em torno de 1,72 milhão de vacas ordenhadas, cuja produção naquele ano chegou a 4,35 milhões de litros, representando 12,7% da produção brasileira.

As informações são do Jornal Folha de Londrina. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures