PR: governo quer aumentar a industrialização no Estado

O Governo do Paraná está trabalhando uma proposta de industrialização do leite produzido no Estado. Essa proposta será um trabalho em parceria com as cooperativas e a iniciativa privada, visando preparar a produção de leite para o mercado interno e externo. "A proposta é industrializar todo esse volume dentro do Estado", disse o secretário da Agricultura, Walter Bianchi, na abertura da Agroleite Internacional, nesta terça-feira (12), em Castro.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Governo do Paraná está trabalhando uma proposta de industrialização do leite produzido no Estado. Essa proposta será um trabalho em parceria com as cooperativas e a iniciativa privada, visando preparar a produção de leite para o mercado interno e externo. "É uma decisão do Governo do Paraná, diante da ascensão desse setor produtivo que já é o segundo do País. O Estado está produzindo quase 3 bilhões de litros de leite por ano. A proposta é industrializar todo esse volume dentro do Estado", disse o secretário da Agricultura, Walter Bianchi, na abertura da Agroleite Internacional, nesta terça-feira (12), em Castro.

"A inauguração da unidade de beneficiamento de leite da Cooperativa Castrolanda, em Castro, com investimentos de R$ 30 milhões, é resultado desse conjunto de iniciativas que vem sendo tomadas pelo Governo do Estado", afirmou Bianchini. Ele quer viabilizar financiamentos para pequenas e médias propriedades leiteiras, com recursos do Pronaf, para comprar ordenhadeiras e resfriadores, com juros de 2% ao ano, os mais baratos disponíveis aos produtores.

O vice-governador Orlando Pessuti reafirmou o compromisso do Governo do Paraná com os produtores de leite. "A estrutura do Governo, com o Iapar, a Emater e a Codapar, está presente para viabilizar a feira", disse. "É interesse do Governo apoiar a pecuária leiteira, para que tenha reconhecimento nacional e internacional", disse.

A cooperativa Castrolanda inaugurou nesta terça-feira (12) a primeira fase de um empreendimento que a coloca em posição de referência na industrialização de derivados lácteos: a Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), em Castro. A primeira fase de produção está em pleno funcionamento.

Nessa semana será assinado convênio entre o BRDE, Sicredi e Castrolanda. A cooperativa terá R$ 10 milhões disponíveis aos seus cooperados para que invistam na bovinocultura leiteira e atividades de suinocultura. De acordo com o diretor administrativo do BRDE, Airton Pissetti, esta é uma importante função do banco. "O Paraná é um Estado rico porque os trabalhadores cumprem sua parte. O BRDE, como banco de fomento, tem como uma de suas funções o incentivo ao pequeno produtor", ressalta.

As informações são da Agência Estadual de Notícias/PR.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?