PR: governo pretende reduzir ICMS do leite
O governador Roberto Requião anunciou nesta quarta-feira (2) a elaboração de medidas fiscais para apoiar o leite produzido no Paraná, com objetivo de estabelecer a igualdade tarifária com o leite produzido em São Paulo - o maior Estado consumidor. Requião pretende assinar um decreto para zerar o ICMS do leite, para não perder competitividade com o produto industrializado em São Paulo.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Conforme o decreto, o governo pretende reduzir o ICMS do leite longa vida de 7,5% para 3,5% nas operações internas e dar um crédito presumido de 4% na entrada da matéria prima na indústria. Isso equivale a zerar o imposto, em relação às indústrias paulistas que não precisam recolhê-lo.
Desde que o governo paulista contemplou com benefícios fiscais o leite industrializado naquele Estado, as indústrias paranaenses, para enviar o leite a SP, recolhem um alíquota de 12% de ICMS, gerando crédito no mesmo percentual para a rede varejista que compra a produção. Ocorre que em São Paulo o governo exige o recolhimento de 18% na etapa final de venda do leite comprado fora do Estado, o que dá um diferencial de 6%, que as redes varejistas querem como desconto por parte da indústria paranaense para compensar o recolhimento do imposto.
Diante dessa situação, o varejo paulista prefere comprar o leite do próprio estado, ou então o produto comprado no Paraná mas industrializado em São Paulo, para o produto ter acesso aos benefícios fiscais. Essas operações prejudicam a cadeia produtiva do leite no Paraná, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini.
Essa situação traz conseqüências graves para a produção paranaense. Segundo levantamento da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a venda de leite do Paraná para São Paulo já caiu 30% desde o início do ano. Somente nesses três primeiros meses, os produtores paranaenses já tiveram prejuízos de R$ 67 milhões.
As informações são do Jornal da Manhã/PR.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

SÃO PAULO - SÃO PAULO - ESTUDANTE
EM 08/07/2011
Espero que as autoridades não prejudiquem os Brasileiros o leite hoje esta custando mais caro que uma cesta basica devido a taxa de tributação imposta contra os outros estados.
Acho que deve haver lealdade urgentemente para que o povo não sofra com este aumento.
Agradeço desde ja pela atenção.
Karina

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/07/2008
Estou perguntando pois o laticínio para que eu entrego a minha produção argumentou isso, que não haverá redução, pois eles só comercializam queijo, e além do mais, que o produtor não paga ICMS, e se houver esta redução, a mesma é para o laticinio.
Se esta medida do nosso governador visa beneficiar o produtor, acho que, como sempre, quem realmente vai ser beneficiado vai ser o laticinio, pois como já mencionei, eles não vão repassar nada. Posso tomar alguma providencia? Qual?
Arguardo uma resposta

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/07/2008
CARAMBEÍ - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 07/07/2008

MARINGÁ - PARANÁ
EM 05/07/2008

MARINGÁ - PARANÁ
EM 05/07/2008
Cito que hoje estamos tendo problemas com Cedrense, Pia, Bom Gosto, Terra Viva e Tirol que é o pior concorrente em termos de jogar fora os produtos, não fazendo conta de custos de produção. Devem e com urgência, travar entradas de produtos de outros estados, da mesma forma que fazem o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo.