Segundo Ronei Volpi, vice-presidente do Conseleite/PR, os preços dos últimos sessenta dias mostram um cenário estável, visto que, mesmo com a previsão de aumento, o valor de 1,35% é pouco significativo.
Ronei justifica que o principal fator responsável por essa situação de "estabilidade" é a estiagem que ocorre na região. Ele acredita que, em média, a produção paranaense tenha diminuído de 10% a 15% nesse período, sendo que há casos mais graves, em que a perda chegou a 40% da produção. "Se não fosse a queda de produção, provavelmente os preços estariam caindo como ocorreu nesse mesmo período do ano passado", afirma ele.
Como já relatado por outros agentes de mercado da região, Ronei acredita que os produtores estão usando uma maior quantidade de silagem nesse período em virtude da menor produção de pasto. Isso provavelmente provocará a falta do alimento nos meses de verão, quando normalmente se usa a silagem no Paraná.
Tabela 1. Valores projetados de Referência 1 da matéria-prima (leite) para junho de 2006.

1 Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto). Para o leite pasteurizado o valor projetado para o mês de Junho de 2006 é de R$ 0,9164/litro.
Curitiba, 13 de Junho de 2006.
No mês passado, os preços projetados pelo Conseleite tiveram uma diferença pouco significativa em relação ao valor consolidado no final do mês, como pode-se observar na tabela 2, ressaltando o cenário estável da produção paranaense em virtude da estiagem.
Tabela 2. Valores finais de Referência 2 da matéria-prima (leite) - Maio/2006.

2 Valor para o leite posto na plataforma do laticínio com Funrural incluso (preço bruto).
Elaboração: Aline Barrozo Ferro, Equipe MilkPoint