Uma reunião que será realizada hoje, em Castro (PR), traçará caminhos para a cadeia leiteira do estado enfrentar os problemas do setor. Conforme o coordenador do encontro, Ricardo Bonilla, os participantes farão um diagnóstico da cadeia leiteira, discutindo soluções técnicas para os problemas, buscando agregar valor ao leite, que hoje é vendido in natura para diversos estados brasileiros.
Uma das soluções que devem ser apontadas é a criação da usina-escola para formação de mestres queijeiros, com um instituto de pesquisa do leite. Trata-se de um convênio com a França, que tem como objetivo transformar o leite da região no melhor produto do Brasil, de acordo com Bonilla.
A usina será formada com o know how da Escola Nacional das Indústrias de Leite e Carnes da França, "l'Ecole Nationale des Industries du Lait et de la Viande de la Roche-sur-Foron", trazendo mestres e equipamentos franceses. Os alunos passariam por uma formação de um a quatro anos dependendo do curso, de acordo com reportagem do Diário dos Campos/PR.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

FAQUINI
CURITIBA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 25/05/2006
Já existe um Centro Técnico voltado ao ensino, pesquisa, tecnologia e desenvolvimento, que é altamente competente e capaz de suprir qualquer demanda de treinamento e capacitação de mestres queijeiros. Trata - se do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora (MG). Temos que saber utilizar os recursos disponíveis dentro de nosso país.