Na reunião bilateral de cúpula desta quarta-feira (21), em Viena, a União Européia espera convencer os EUA a flexibilizarem sua posição na Organização Mundial do Comércio (OMC), com o objetivo de conseguir o término da Rodada de Doha.
Os americanos sugerem reduzir drasticamente suas tarifas agrícolas, mas querem manter o seu grande volume de subsídios aos seus agricultores, o que é inaceitável para o G-20 e para a UE. Em reportagem do O Estado de S.Paulo, segundo o comissário europeu para o Comércio, Peter Mandelson, para haver progresso nas negociações é preciso que as economias emergentes façam ofertas realistas e eficazes para reduzir a taxação sobre os produtos industriais.
Mandelson lembrou que a UE, que se comprometeu a suprimir as subvenções às exportações agrícolas até 2013, está disposta a fazer concessões quanto ao acesso ao seu próprio mercado, embora exija contrapartidas.
Sobre a redução das tarifas agrícolas e quanto ao volume e à escolha dos produtos sensíveis que seriam parcialmente isentos, a UE estaria disposta a se aproximar dos números apresentados pelo G-20, segundo fontes européias, desde que haja avanços reais na questão das tarifas industriais e dos serviços.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.