ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pós-Coronavírus: surgem novos hábitos, atributos e formas de consumir

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 31/03/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

É bastante complexo cravar em pedra todas as mudanças que virão no comportamento do consumidor e nas estratégias das empresas. Mas existe um consenso entre especialistas, varejistas e profissionais das indústrias que novos hábitos adotados durante esse período vão mudar a forma de comprar e até acelerar tendências que já se desenhavam antes da pandemia. Foi o que aconteceu, por exemplo, após a crise econômica de 2008 na Europa, que consolidou o formato de hard discount. 

Boa parte das análises sobre os hábitos do consumidor, feitas por consultorias internacionais e especialistas, são norteadas pelo quadro abaixo. Ele mostra as diferentes fases em que o Coronavírus impacta a vida das pessoas em todo mundo e o que acontece em cada uma. No Brasil, é possível encontrar cidades em diferentes estágios, mas São Paulo, onde o número de casos e mortes é maior, está na fase 5. A corrida que vimos nas semanas anteriores às compras corresponde à 4. Confira: 


Fonte: Nielsen

A partir dessas etapas e com base no que aconteceu em outros países, em especial na China, que começa a mostrar sinais de recuperação, um levantamento da Nielsen identificou algumas alterações nos hábitos das pessoas que irão se intensificar globalmente e que, convém ficar de olho, poderão se repetir também por aqui. Um deles é o maior consumo de produtos de higiene e limpeza daqui para frente. Mas há mudanças de outras naturezas. Confira: 

Qualidade e eficácia
“Os consumidores darão ênfase a atributos que imprimem credenciais de qualidade e certeza quanto aos padrões de segurança”, afirma Regan Leggett, da Nielsen Global Intelligence. Além disso, eficácia dos produtos é outro atributo que tende a ser mais valorizado. 

Para se ter uma ideia, 49% das pessoas (globalmente) estavam dispostas a pagar mais caro por produtos que garantissem qualidade e segurança antes do surto da Covid-19. De acordo com o estudo, é provável que isso se intensifique, fazendo esse percentual subir. Além disso, começa a se desenhar um cenário em que cada vez mais os consumidores procurem garantias de segurança e higiene também em relação à cadeia de abastecimento. 

Maior preferência por marcas locais
Esse comportamento está associado à maior busca por conhecer a origem dos produtos. Marcas locais, segundo o estudo da Nielsen, costumam estar bem posicionadas para reduzir preocupações em relação à confiança e proveniência das mercadorias.

Pesquisa global da consultoria aponta que 11% das pessoas têm comprado apenas produtos locais, enquanto 54% estão aumentando a quantidade adquirida desses itens. 

Catalisadores de tecnologia
Preste atenção nesses insights, pois eles indicam uma das tendências mais claras: a consolidação das compras online daqui para frente: 

  • Países que antes apresentavam baixa penetração do e-commerce de alimentos, bebidas, higiene e limpeza tendem a passar a comprar mais nesse canal
  • Em locais onde o abastecimento da loja é limitado, as pessoas buscarão pelas sites de venda ao consumidor da indústria
  • Gôndolas virtuais e maneiras digitais de experimentar os produtos tendem a se tornar mais comuns

Tudo isso deve acontecer porque:

  • A restrição de visitas às lojas impulsionarão os compradores online, levando-os a experimentar vivências online e mais tecnológicas
  • Ausência de pontos de contato tangíveis leva os consumidores a optar por replicar a realidade por meio da realidade virtual e aumentada

É importante lembrar que essas mudanças se desenham de maneira mais clara na Europa e na China. E que, embora a utilização de realidade virtual e aumentada ainda estejam longe da realidade brasileira, as últimas semanas mostram que a crise do Coronavírus pode levar o e-commerce de alimentos a um novo patamar no País (clique aqui e leia matéria sobre essa tendência pós-Covid19).

No Brasil
Algumas transformações no País já começam a ficar bem delineadas. Um estudo feito pela P&G  entre 7 e 8 de março, identificou que 37% das pessoas dizem que seu comportamento mudou: usam mais delivery, trocam marcas e visitam mais lojas para encontrar os produtos que precisam. Os consumidores também apontam que estão lavando as mãos, limpando a casa e escovando os dentes com maior frequência. 

As informações são do SA Varejo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures