Começou, na sexta-feira passada, o momento CNAM – Centro de Nutrição e Alimentação Mimosa, uma campanha de afirmação do leite, que pretende relembrar os portugueses dos benefícios do consumo regular deste alimento.
“O leite é um excelente alimento, que oferece uma perfeita relação entre nutrientes essenciais e calorias, e a sua ingestão aumenta a qualidade da alimentação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. É reconhecido que os efeitos do leite na saúde vão muito além dos benefícios individuais de cada um dos seus nutrientes, sendo atribuídos à sua combinação única de nutrientes e fatores bioativos e à forma como estes interagem na matriz láctea. Além disso, é um alimento economicamente acessível, com uma relação custo benefício ímpares. Esta campanha visa, precisamente, recordar tudo isto e reforçar a importância do seu consumo”, diz Fernanda Cruz, nutricionista do CNAM.
A nutricionista aponta ainda a importância da inclusão do leite na alimentação das crianças. “A evidência científica aponta para um efeito promotor da saúde associado ao consumo de leite durante a infância. Importa lembrar que, em Portugal, uma em cada cinco crianças com menos de 10 anos de idade apresenta um consumo de cálcio inadequado; uma em cada três crianças dos 6 aos 12 anos apresenta níveis insuficientes de iodo e 30% das crianças entre os 6 e os 8 anos apresentam excesso de peso. Sendo um dos principais promotores da ingestão de cálcio em Portugal e a principal fonte de iodo na população em idade escolar, o leite é uma ótima opção, por exemplo, para os lanches dos mais pequenos, até porque sabemos que lanches compostos por alimentos de elevada densidade nutricional, como leite, cereais e frutas, são ótimos aliados no combate à obesidade infantil” sublinha.
A campanha da Mimosa e do CNAM, com criatividade da FCB Lisboa e produção da BRO88, poderá ser vista até na SIC, na TVI e no YouTube.
As informações são do Hipersuper, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.