ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Por que os agricultores europeus estão se manifestando?

POR MARIA LUÍZA TERRA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/02/2024

3 MIN DE LEITURA

1
17

Agricultores de diversos países europeus estão indo às ruas e, além dos bloqueios de  estradas com tratores e fenos, vários atos estão sendo realizados como forma de manifestar indignação às políticas de sustentabilidade da União Europeia e aos efeitos das importações.

Foram registrados protestos na Alemanha, França, Itália, Bélgica, Polônia, Romênia e Lituânia. As reivindicações são ligeiramente diferentes nos diferentes países, mas, em geral, os agricultores estão indignados com relação ao Pacto Ecológico Europeu, um conjunto de medidas que busca alcançar a neutralidade climática até 2050, e também com a concorrência desleal das importações vindas da Ucrânia e Mercosul, alegada pelos produtores locais.

Em alguns países, os protestos não são novidade. As manifestações eclodiram pela primeira vez na Holanda em 2019, após uma decisão de diminuir as emissões de nitrogênio reduzindo a produção pecuária para metade.

Agora, o aumento do imposto cobrado no diesel usado nos tratores agrícolas para reduzir seu uso e cumprir as metas ambientais da União Europeia (UE), despertou a "colère des agriculteurs" ( em tradução livre, “raiva dos agricultores”). Além disso, medidas impostas obrigam os produtores a reduzirem a utilização de pesticidas, fertilizantes nitrogenados e emissão de gases de efeito estufa, e manterem parte de suas terras reservadas para preservar a biodiversidade. 

Os agricultores exigem a continuação da política de isenção fiscal ao combustível usado nas lavouras, a simplificação das regras ambientais, o fim das proibições de alguns inseticidas e dos acordos de livre comércio com países fora da Europa.

Na França e Alemanha, os agricultores apoiam a agricultura ecológica, mas alegam que as políticas de transição ecológica tornam os produtos nacionais pouco competitivos. Além de tornar a atividade agrícola pouco rentável, isso ocasionará aumento da compra de produtos alimentares no estrangeiro, em países onde as normas ecológicas são menos exigentes, segundo eles.

Na tentativa de apaziguar os manifestantes, o aumento no preço do diesel devido à remoção de subsídios será realizado de forma gradual, e uma proposta de proibição do controverso herbicida glifosato foi anulada. Mas ainda não houve acordo com os manifestantes, que continuam obstruindo rodovias cruciais.

Os agricultores também têm críticas quanto aos acordos de livre comércio com países de regiões fora da UE, como o que vinha sendo negociado entre europeus e os países do Mercosul e Ucrânia, dentre outros países. 

Por causa da guerra com a Rússia, que bloqueou as rotas comerciais no Mar Negro, a Ucrânia fez um acordo com a UE para escoar sua produção de grãos. Como contrapartida, o bloco europeu retirou temporariamente as restrições às importações, permitindo que os produtos agrícolas ucranianos fossem vendidos nos mercados europeus, gerando revolta principalmente nos agricultores dos países vizinhos (mais afetados pela medida), como a Hungria, a Polónia e a Romênia.

E o Brasil?

O governo Francês está sendo pressionado por agricultores para convencer o bloco europeu a encerrar as negociações do acordo com o Mercosul. 

Desde 1999, o acordo com o Mercosul é negociado e, no momento, está em fase de revisão, mas as revoltas e preocupações dos agricultores europeus, que temem a concorrência estrangeira, diminuem a possibilidade de um consenso. 

Um dos pedidos dos agricultores europeus é que o bloco se certifique de que os produtos importados também tenham que atender a altos padrões ambientais para evitar a concorrência desleal. Agricultores brasileiros criticam essa condição, já que, aqui, as regras do Código Florestal são rigorosas, obrigando o produtor a manter 20% de reserva legal no Sul e Sudeste, 35% nos Cerrados da Amazônia Legal e 80% no bioma Amazônico.

Diante desse impasse, o acordo União Europeia-Mercosul, provavelmente, não virará realidade, o que pode gerar prejuízos no médio e longo prazos para o Brasil, como a falta de diversificação das exportações do país, gerando uma dependência em relação às exportações para menos países, em especial a China, e a falta de proteção dos produtos brasileiros contra a lei anti-desmatamento europeia, que começou a entrar em vigor neste ano. Isso porque os termos desenhados no acordo previam que os países do Mercosul passariam por uma avaliação diferenciada em relação ao chamado "compliance" ambiental, o que, em tese, poderia facilitar as exportações brasileiras.


Veja notícias sobre o tema:

BBC
Forbes
Le Monde
EuroNews
The Guardian

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANDRE PINTO CORREIA GOMES

GUARATINGA - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/02/2024

A Europa sempre que pode bateu no Brasil . Cabe ao Governo Federal proteger seus produtores de praticas desleais vindas do Velho Continente .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures