ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Por que falar sobre verminose em ruminantes?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/10/2019

2 MIN DE LEITURA

0
2

Cecília José Veríssimo
Pesquisadora do Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Os vermes são parasitas do intestino e do estômago que podem causar sérios problemas de saúde, incluindo morte do animal, principalmente em ovinos. É o caso do verme Haemonchus contortus, um verme que tem forma arredondada, cientificamente classificado como nematoide, cujo local onde ele se instala no animal é o abomaso, o estômago químico dos ruminantes (bovinos e ovinos). Esse verme se alimenta de sangue, e pode causar verdadeira hemorragia no estômago, que não raro, causa a morte de ovinos por anemia. Em bovinos a morte é mais difícil de ocorrer, mas o verme causa prejuízos econômicos, pois, principalmente nos bezerros, estes ganham menos peso do que o que seria o normal, sem a presença do verme, principalmente logo ao desmame.  

Este verme está muito resistente aos vermífugos em geral, e o que se recomenda é que se use vermífugo o mínimo possível, só quando muito necessário. Para se saber quando usar o vermífugo no rebanho, deve-se utilizar o método FAMACHA®, que nada mais é do que olhar a mucosa ocular e verificar se está corada ou descorada (anêmica). Se estiver corada, não há necessidade de ser fazer o vermífugo, porém se estiver branca ou rosa clara, é um grande sinal que o ovino está infestado e necessita de controle. Cada animal tem um nível de resistência à verminose, algumas raças são mais resistentes do que outras, mas há um fator muito importante para qualquer raça, que é a nutrição do animal. Se esta estiver correta, em quantidade e qualidade, o animal, seja ele um ovino ou um bovino, irá reagir melhor e suas próprias defesas imunológicas poderão combater o inimigo, o verme!

Embora seja mais comum encontrar vermes resistentes na ovinocultura, na pecuária de corte e de leite este problema da resistência também tem sido bastante detectado. E, principalmente, medicamentos que foram extremamente eficazes no passado, como as ivermectinas, já não estão tendo o mesmo sucesso no controle dos nematoides devido à resistência que estes têm apresentado a essas drogas.

Como forma de informar o público interessado sobre novos estudos relativos ao controle da verminose, o Instituto de Zootecnia, situado na cidade de Nova Odessa, SP, está coordenando um evento, “Atualidades no Controle da Verminose” que será realizado no Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa, no dia 27/11/2019.

Para saber detalhes sobre este evento e outros coordenados pelo IZ, acesse o https://www.iz.sp.gov.br/evento.php?id=280  

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures