Os últimos dados do balanço do setor leiteiro da Polônia mostram que o país deverá ultrapassar a cota de produção de leite, que é de 8,64 milhões de toneladas, em 300 mil toneladas. As entregas realizadas até agora tinham chegado a 8,93 milhões de toneladas, o que denota um aumento de 4%.
Diante deste cenário, o setor leiteiro da Polônia enfrenta manifestações dos produtores, opondo-se à sobretaxa (pagamento de multa por ter ultrapassado a cota de produção de leite), petições de aumento da cota à Comissão Européia e uma dura reestruturação.
O Governo da Polônia já solicitou um aumento de 416 mil toneladas da cota, de forma imediata, argumentando que a cota designada não reflete a realidade do setor, cuja produção é muito superior à estimada, devido às deficiências nos censos e estatísticas. O país também argumenta que, durante as negociações de entrada na União Européia (UE), já tinha consciência de que a cota de produção de leite determinada pelo bloco não se ajustava à realidade, mas que aceitou para não atrasar as negociações.
A reportagem é do site Agrodigital.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.