A oferta de leite na União Européia (UE) foi 1,1% maior nos primeiros 10 meses de 2005, com relação ao mesmo período de 2004, devido parcialmente ao aumento de 11% na produção da Polônia, segundo reportagem de David McCoy para o site FarmingLife.com.
A maior parte do aumento da oferta de leite da UE foi destinada à produção de manteiga, que aumentou 2,2%; de leite em pó desnatado, que aumentou 4%; e de queijos, que aumentou 1,3%. Os cortes nos subsídios levaram a uma queda na produção de caseína de abril em diante. Isso resultou em um aumento no volume de leite desnatado sendo destinado à produção de leite em pó desnatado, que aumentou cerca de 10% em junho, julho e agosto.
Entretanto, dados recentes indicam que a queda nos preços da manteiga e do leite em pó desnatado resultou em um desvio do leite para a fabricação de queijos, produtos mais lucrativos. A produção de leite condensado mostrou uma queda de 1,1% e a produção de leite em pó integral aumentou 0,3%.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.