Hortolândia (SP) pretende tornar-se a capital nacional do pão de queijo. O município conta com 30 indústrias produzindo 500 toneladas de pão de queijo por mês, cerca de 5% do total do país.
A meta agora é profissionalizar de vez a produção e concentrar pelo menos 20 indústrias em uma área de cerca de 50 mil metros quadrados, criando um pólo industrial do produto. Nele estarão, além das linhas de produção, laboratório de controle de qualidade, centro de treinamento de pessoal e estruturas comuns como restaurante e estacionamento.
O empresário Ademir Soares, um dos que estão negociando a instalação do pólo, estima que o investimento para instalar as fábricas no local seja até 30% menor que o gasto para montar uma indústria isoladamente.
Hoje, o produto é vendido congelado em embalagens de 400 gramas para varejo ou em baldes de até quatro quilos para o atacado. A comercialização já ultrapassou as fronteiras paulistas. A Freskimassas, por exemplo, "exporta" cerca de 10% de sua produção para Minas, cerca de 20 toneladas por mês.
Segundo matéria de Ana Paula Pedrosa para o Jornal O Tempo, a expectativa é que a produção da cidade deve aumentar 20% assim que o pólo começar a funcionar. E esse aumento deve ser destinado ao mercado externo. Inclusive já há conversações com compradores de países da América Latina e da Europa.
Pólo de pão de queijo será instalado em Hortolândia
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.