ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Piora cenário para venda de máquinas agrícolas

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/08/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

Depois de começarem o ano esbanjando otimismo, as indústrias de máquinas agrícolas chegaram ao segundo semestre revendo suas expectativas para o comportamento do mercado, sobretudo por causa da restrição de recursos no crédito rural a juros controlados. Fabricantes já reconhecem que o cenário sugere desde um recuo de 5% até um crescimento de 5% das vendas, considerando principalmente tratores, item mais negociado no segmento.

Divulgada no início do ano, a previsão da Associação Nacional das Indústrias de Veículos Automotores (Anfavea) ainda é de crescimento de 10,9% para as vendas como um todo. Em 2018, foram vendidas 47,7 mil unidades. Levantamento divulgado pela entidade no começo de agosto, contudo, revelou quedas de 9,4% em julho ante o mesmo mês do ano passado e de 3,4% nos sete primeiros meses de 2018, para 24,6 mil unidades.

Diante desses números e do movimento nas concessionárias, a AGCO, fabricante das marcas Massey Ferguson e Valtra, já espera que as vendas de tratores recuem 5% no Brasil em 2019. No começo do ano, a expectativa era de alta de 5%.

Em 2018, as vendas de tratores alcançaram 38,8 mil unidades no país, segundo a Anfavea. "O crédito oficial acabou em abril e só voltou a circular na segunda quinzena de julho. Perdemos quase três meses de negociações", afirmou ao Valor Alexandre Assis, diretor de contas-chave da AGCO. "A demanda aumentou nos últimos 15 dias, mas não creio que será suficiente para compensar o período em que as vendas foram interrompidas".

As vendas totais de colheitadeiras, em contrapartida, deverão crescer perto de 10% no país, segundo Assis. No ano passado, segundo a Anfavea, foram 5,78 mil unidades. "O Cerrado puxou as vendas, pela necessidade de renovação de maquinário e pela abertura de novas áreas de grãos".

O novo diretor de mercado Brasil da New Holland - marca do grupo CNH Industrial -, Eduardo Kerbauy, está mais otimista. "Acredito que no segundo semestre será possível recuperar as vendas do primeiro e o setor encerrará o ano com crescimento de 5%". No início do ano, a expectativa da companhia era de avanço de 5% a 10% para as vendas do segmento (tratores e colheitadeiras). As perspectivas para as vendas da empresa estão em linha com suas projeções para o mercado como um todo.

Para Kerbauy, essa recuperação será possível devido ao aumento da produtividade da segunda safra de milho, dos preços do cereal, da guerra comercial entre China e Estados Unidos e das cotações da soja, que devem favorecer os agricultores no curto prazo e estimular aquisições. Isso tudo aliado ao novo Plano Safra, que destinou R$ 9,6 bilhões ao Moderfrota, linha oficial voltada à aquisição de máquinas.

A John Deere é outra que reduziu as expectativas. "Agora, esperamos que as vendas no ano calendário se igualem às de 2018", afirmou o diretor de vendas da companhia, Rodrigo Bonato. No começo do ano, a projeção estava em linha com a da Anfavea. "Acredito que a queda de vendas de alguns produtos deve ser compensada pelo aumento de demanda de outros".

Segundo Bonato, o menor crescimento do segmento sucroalcooleiro, que vem passando por sucessivas dificuldades - ora de clima, ora de preços -, afetou as vendas de tratores. Por outro lado, a demanda está aquecida por maquinário para algodão, que chegou a faltar no verão. A marca espera ampliar as vendas neste ano, disse ele, sem citar percentuais.

"Os produtores estão com um otimismo responsável e buscando mais tecnologia", afirmou. Isso significa que eles poderão, por exemplo, adquirir menos produtos, mas de maior valor, ou apostar em atualizar as tecnologias nas máquinas que possuem.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures