ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PIB do agronegócio cresce 19,66% em 2020

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/02/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Atualizado em 10/02/2021

Com o crescimento de 2,37% em novembro, o Produto Interno Bruto (PIB) chegou a uma alta acumulada de 19,66% nos 11 meses de 2020 (janeiro a novembro), com relação ao mesmo período em 2019, segundo os dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Esses resultados aumentam as projeções de um recorde para 2020.

Mesmo o setor primário apresentando o melhor desempenho entre os meses de janeiro a novembro, com expansão de 47,5%, todos os segmentos apresentaram alta no acumulado dos meses. O setor de serviços cresceu 17,06%, enquanto agroindústria e insumos tiveram elevações de 5,58% e 3,36%, respectivamente.  “É importante lembrar que a evolução do PIB do agronegócio reflete a evolução da renda real do setor, logo, sendo consideradas variações tanto de volume quanto de preços reais”, explicam CNA e Cepea em Comunicado.

A expansão foi observada tanto no ramo agrícola quanto no ramo da pecuária, durante os meses de janeiro a novembro de 2020.  

Agricultura – Como reflexo do aumento de produção e alta de preços, o ramo agrícola cresceu 18,16% no ano. “O importante crescimento do PIB reflete os preços maiores na comparação com o mesmo período de 2019 e a maior produção anual, com uma safra recorde de grãos e crescimentos também para o café, a cana-de-açúcar e o cacau”, explica o comunicado.

CNA e Cepea ressaltam que, apesar do bom desempenho, o resultado do ano passado representa, parcialmente, uma recuperação de renda em relação ao período de 2017 a 2019, período que houve movimento desfavorável de preços. O que fez com que a maior parte dos produtores não se beneficiasse da elevação de preços de 2020 foi a comercialização antecipada.

Pecuária – O ramo pecuário cresceu 23,08% no acumulado de janeiro a novembro,  com alta para os agrosserviços (25,11%), atividade primária (24,85%), agroindústria (19,91%) e insumos (6,21%). A elevação de preços justifica o resultado das proteínas animais em relação a 2019, além da expansão da produção e abate de aves e suínos e da produção de ovos e leite.

“Mas, apesar dos preços maiores, o forte aumento nos custos de produção tem afetado negativamente as margens dentro da porteira e na agroindústria. Além dos insumos de alimentação, que estão expressivamente encarecidos já que os grãos operam em patamares recordes, no caso da pecuária de corte, devem-se destacar também as fortes elevações do bezerro e do boi magro”, diz o Comunicado Técnico.

Novembro – O PIB mensal do agronegócio geral cresceu 2,37% em novembro passado, com expansão para os segmentos primário (5,29%), agroindustrial (0,91%) e de agrosserviços (1,88%), e resultado estável para o segmento de insumos (0,09%), na comparação com novembro de 2019.

Matéria produzida pela equipe MilkPoint com base nas informações da Comunicação CNA. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures