Pesquisas com soro de leite dão prêmio a pesquisador

Valdemiro Sgarbieri, um dos nomes mais respeitados da área de Tecnologia de Alimentos no Brasil, acaba de ser agraciado pelo Prêmio Fundação Bunge, um dos mais importantes estímulos à produção intelectual do país. Segundo ele, uma das pesquisas que considera mais importante em sua carreira é a que trata sobre as propriedades tecnológicas e fisiológicas (funcionais) das proteínas do soro de leite bovino.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Valdemiro Sgarbieri, um dos nomes mais respeitados da área de Tecnologia de Alimentos no Brasil, acaba de ser agraciado pelo Prêmio Fundação Bunge, um dos mais importantes estímulos à produção intelectual do país.

O engenheiro agrônomo realizou, durante sua carreira, diversas pesquisas na área de alimentos funcionais. Segundo ele, uma das pesquisas que considera mais importante em sua carreira é a que trata sobre as propriedades tecnológicas e fisiológicas (funcionais) das proteínas do soro de leite bovino. Este estudo mostrou que essas proteínas possuem propriedades imunoestimulatórias e inibidoras do crescimento de tumores, antiúlceras, antivirais e antibacteriais.

Em parceria com o Centro de Investigação Pediátricas (Ciped) da Unicamp, a pesquisa se estendeu às crianças portadoras de HIV, que tiveram a introdução, em sua alimentação, de um suplemento com as proteínas extraídas do soro do leite bovino.

Outra pesquisa relevante de Sgarbieri foi com a gelatina. Ele descobriu que este alimento possui importantes componentes na prevenção e no tratamento de dores e inflamações articulares e, ainda, auxilia na preservação e reparação da densidade óssea. "No processo de envelhecimento, a gelatina vai auxiliar a retardar o aparecimento de males como a artrose, a artrite e a osteoporose, enfermidades características de idosos", salienta Sgarbieri. Outros benefícios da gelatina também foram detectados no estudo, como, por exemplo, a capacidade de estimular a síntese ou retardar a degradação do colágeno no organismo.

Com informações da Fundação Bunge.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?