Pesquisa relaciona consumo de leite integral com menor ganho de peso

Reportagem da agência Reuters informou que um novo estudo sugere que os adultos que preferem os produtos lácteos integrais ganham menos peso ao longo do tempo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Reportagem da agência Reuters informou que um novo estudo sugere que os adultos que preferem os produtos lácteos integrais ganham menos peso ao longo do tempo.

Pesquisadores suecos descobriram que entre mais de 19 mil mulheres de meia idade, aquelas que consumiram pelo menos uma porção de leite integral ou queijo por dia ganhou menos peso nos nove anos seguintes do que as mulheres que consumiram esses alimentos com menor freqüência.

O potencial papel dos alimentos lácteos no controle do peso ganhou mais atenção após alguns estudos recentes terem sugerido que o leite, o iogurte e outros alimentos lácteos podem ajudar a regular a gordura corpórea. Entretanto, ainda restam muitas questões sobre esse assunto. O novo estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition e não esclarece todas estas questões pendentes.

Por um lado, somente o leite integral, e não o desnatado, parece ter oferecido proteção contra o ganho de peso. Por outro, os benefícios foram vistos somente em mulheres que tinham peso normal no início do estudo.

As descobertas foram baseadas em dados de 19,352 mil mulheres com idade de 40 a 55 anos, que foram questionadas sobre suas dietas, peso e outros fatores de saúde no início e no final do estudo, nove anos depois. As mulheres que disseram ter consumido leite integral ou queijo pelo menos uma vez por dia durante o período do estudo tiveram menos chances de ter um ganho de peso significante - definido como 2 libras (cerca de 900 gramas) ou mais por ano.

Uma teoria dos motivos pelos quais os produtos lácteos estão relacionados com um menor peso corpóreo é que o cálcio auxilia na regulação da gordura, mas uma série de estudos refutou esta afirmação. As novas descobertas também colocam em dúvida esta teoria, já que o leite desnatado não mostrou efeitos positivos no controle de peso.

Uma hipótese que foi levantada pela pesquisadora Magdalena Rosell, do Karolinska Institute, de Estocolmo, é que um tipo de gordura encontrada nos alimentos lácteos chamada de ácido linoléico conjugado (CLA) possa ajudar no controle do peso, mas afirmou que não existem ainda evidências suficientes para suportar esta idéia.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Carolina Murad
CAROLINA MURAD

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 10/04/2007

Muito elucidante esta matéria. Eu sempre consumi leite integral, e consumo ainda hoje; criei meus 3 filhos com leite puro diretamente da vaca e são saudáveis adultos hoje.

Tenho minha saúde perfeita, farei 50 anos em junho e nunca teve nenhum problema, e continuo tomando leite!

Concordo com o leitor acima, tem que divulgar e incentivar o consumo de leite integral, porque é o melhor para a saúde.
José Dilson Reis Ferraz
JOSÉ DILSON REIS FERRAZ

VOLTA GRANDE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/01/2007

Isto precisa ser mais divulgado, pois a maioria dos médicos hoje proíbe seus pacientes de tomar leite integral, e uns são tão ignorantes que chegam a falar que leite é só para crianças.

Nem que seja matéria paga, tem que sair nos jornais, revistas, Fantástico etc.
Qual a sua dúvida hoje?