O relatório 'O consumidor de alternativas vegetais ao iogurte e ao leite' indica que 57,7% dos pesquisados consomem produtos à base de plantas em substituição ao leite. No entanto, 98,6% deles continuam consumindo os laticínios usuais.
Alternativas vegetais ao leite e iogurte estão crescendo como uma opção de consumo para os espanhóis. Isso se reflete no relatório realizado pela Aecoc Shopperview e 40dB para a Alpro, marca de produtos vegetais da Danone, no qual 54,1% afirmam que vão aumentar o consumo desses produtos nos próximos meses. Porém, o crescimento das alternativas vegetais não prejudica a tradicional categoria de leite e iogurte, que mantém seu domínio de mercado.
Na verdade, apenas 1% dos pesquisados limita o consumo às alternativas vegetais, para 98% que combinam essa opção com leite e iogurte tradicional. É o mesmo consumidor, que complementa sua alimentação com diferentes opções, vegetais e laticínios. Um dado alinhado com estudos anteriores que mostram a ascensão do flexitarianismo.
As alternativas vegetais, por outro lado, têm maior penetração no mercado do que os laticínios sem lactose, consumidos por 44,4% da população. São produtos consumidos transversalmente a qualquer hora do dia, principalmente alternativas ao iogurte.
Inovação em compras
Na análise do consumidor sobre as alternativas vegetais, destaca-se também a predisposição para inovar no carrinho de compras. Sete em cada dez entrevistados dizem que estão abertos a experimentar novos sabores. Porém, 41% consideram que ainda há pouca variedade de produtos disponíveis nas prateleiras e 36% acreditam que é difícil encontrá-los nas lojas de alimentos.
Nesse sentido, 34% acreditam que o consumo desses produtos aumentaria se houvesse espaços para experimentá-los em suas lojas habituais, enquanto 28% acreditam que consumiriam mais alternativas vegetais ao leite e iogurtes se os preços dessa categoria fossem reduzidos.
Domínio da soja
A soja reina entre os produtos alternativos aos laticínios. Entre as opções vegetais substitutas do leite, 56,2% consomem bebidas à base de soja, 52,9% também optam por bebidas com amêndoas e 50,7% bebem produtos à base de aveia. Por outro lado, um em cada cinco consumidores prefere as opções produzidas com avelãs, coco e arroz.
A soja também é a opção vegetal preferida como alternativa ao iogurte lácteo, com 58% dos consumidores. As opções à base de aveia, amêndoa ou coco, por outro lado, são uma opção para entre 20% e 30% dos entrevistados.
As informações são do Food Retail, traduzidas pela Equipe MilkPoint.