Uma nova pesquisa sugere que as mulheres que têm uma dieta rica em produtos lácteos têm cinco vezes mais chances de ter filhos gêmeos do que aquelas que não consomem produtos de origem animal. O estudo, publicado no Journal of Reproductive Medicine, comparou as taxas de nascimento de gêmeos entre mulheres que consomem uma dieta regular, vegetarianas que consomem produtos lácteos e os chamados vegans, que têm exclusão total de produtos de origem animal, inclusive leite.
Os resultados da pesquisa mostraram que as mulheres vegans tiveram gêmeos a uma taxa de um quinto das mulheres que consumiram leite. A razão disso, segundo o pesquisador Gary Steinman, que conduziu a pesquisa nos EUA, pode ser os hormônios fornecidos ao gado para aumentar sua produção de leite e carne.
Os animais e os humanos produzem um composto chamado fator de crescimento semelhante à insulina (IGF), em resposta ao hormônio de crescimento. Este é encontrado no leite, e aumenta a sensibilidade dos ovários aos hormônios folículo estimulantes, aumentando, assim, a ovulação. As mulheres vegans tinham um nível 13% menor de IGF em seu sangue do que as que consumiam leite.
A reportagem é da agência Reuters.
Pesquisa: consumo de lácteos aumento nas chances de ter gêmeos
Publicado por: MilkPoint
Publicado em:
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.