ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisa alerta para presença de substâncias tóxicas em rações

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/03/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

Pesquisa realizada em 86 países com análise de mais de 20 mil amostras de ração e ingredientes para nutrição animal mostrou que 75% das amostras das diferentes regiões do planeta têm substâncias químicas tóxicas para animais de produção e humanos acima do limite aceitável. O estudo, feito pelo segundo ano consecutivo, é da Biomin, empresa do grupo austríaco Erber que desenvolve aditivos para rações a fim de preservar sua qualidade.

As substâncias tóxicas são produzidas por fungos, que se proliferam tanto ainda na lavoura como na hora da armazenagem dos grãos e cereais, entre eles o milho e o trigo. Segundo Ricardo Pereira, presidente da Biomin para América Latina, o excesso de umidade no campo é o principal vilão que desencadeia o aparecimento dos fungos e, consequentemente, das substâncias tóxicas, enquanto nos silos costuma se dar a contaminação de lotes mesmo de maior qualidade na hora da mistura com produtos inferiores, o que torna difícil o combate à questão.

“Para os animais, o efeito do consumo da ração com micotoxinas acima do nível aceitável é, sobretudo, relacionado a perdas de produtividade e, apenas em casos mais severos, à morte”, disse Pereira. A queda no desempenho pode vir como resultado de problemas hepáticos ou pulmonares. Mas, dependendo da micotoxina, é capaz de afetar, inclusive, a reprodução dos animais, como é o caso da zearalenona, cujo impacto é grande para as fêmeas de suínos.

Tiago Birro, gerente técnico Biomin América Latina, disse que a pesquisa identificou a presença de micotoxinas em todas as regiões produtoras de grãos do mundo e observou co-contaminação, ou seja, detecção mais de uma micotoxina na mesma amostra, em 77% dos casos, o que é um agravante para a saúde dos animais. “No Brasil, somente 3% das 2,5 mil amostras de milho colhidas em 2019 não tinham micotoxinas”, afirmou Birro.

As classificações para análise das micotoxinas são divididas em níveis: extremo, severo, alto e moderado. Na comparação de 2018 com 2019, o risco na América do Sul caiu de extremo para severo, com 89% das amostras contaminadas com fumosinas. A presença de deoxinevalenol foi outro problema na região, sendo que 85% das amostras de trigo apresentaram altas concentrações da toxina.

A pesquisa também alertou para risco extremo na América do Norte, onde 90% das amostras de rações apresentaram micotoxinas. O resultado pode estar relacionado às fortes inundações que atingiram os EUA no último ano e afetaram a colheita de grãos. O risco também aumentou no continente africano, onde o milho e a ração animal são afetados fortemente pelas aflatoxinas.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures