O ambiente econômico tem enorme relação com o consumo de leite e derivados lácteos – se a economia brasileira vai bem, os lácteos vendem bem, mas, se vai mal, temos sérios problemas de volumes de venda e de repasse de preços na maioria das categorias lácteas.
De fato, com a “crise” econômica que estamos vivendo desde 2015, o que se viu no mercado foram alterações no padrão de consumo. As mudanças vão desde a migração de categorias de produtos de maior valor agregado para linhas mais populares (como nos refrigerados, com a migração para a popular categoria “polpas”), ou a migração de volumes de marcas líderes para marcas menos conhecidas, mas com preços mais econômicos (também observada na categoria de refrigerados), até o forte crescimento da categoria de compostos lácteos, com ingredientes lácteos combinados a gordura de origem vegetal e preços mais “econômicos”. Enfim, na crise o consumidor se defende do jeito que pode!
Pandemia, vacinas e seu cronograma de execução, o novo “corona voucher” e seus potenciais efeitos no mercado e no consumo, e a perspectiva de início de recuperação da nossa economia... São muitos fatores e combinações que definirão o futuro do setor, de produtores, indústrias e todos aqueles que gravitam na cadeia láctea brasileira.
Para discutir este intrincado cenário e trazer luz e perspectiva para o futuro, o Fórum MilkPoint Mercado contará com a palestra “A perspectiva econômica para o Brasil em 2021”, que será ministrada por Roberto Padovani, Economista do Banco BV.
Quer participar do Fórum e ter acesso a discussões que ajudarão a definir as estratégias futuras de sua empresa em 2021? Faça já sua inscrição e prepare-se melhor para o incerto futuro do mercado lácteo brasileiro!