Thiago Ângelus, coordenador da área de Laticínios da AD Diper, Agência de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco, informou durante o lançamento da feira TecnoLáctea & Sorvetes 2008, que o setor de leite, derivados e sorvetes é fundamental para o desenvolvimento do Interior do Estado, gerando muitos empregos.
De acordo com Moshe Dayan Fernandes, da área de Leite e Derivados do Sebrae-PE, a previsão dos especialistas é que, dentro de 20 anos, o Nordeste será a grande fronteira da cadeia leiteira do Brasil. "Quem produzir no Nordeste vai ter um diferencial muito importante em termos de custos, sabores tropicais e economia de transporte, especialmente na exportação, pois o Porto de Suape está 2 mil quilômetros mais perto dos principais mercados consumidores do mundo, em relação aos portos do Sudeste", disse.
Ele informou ainda que Pernambuco produz hoje mais de 400 milhões de litros de leite por ano, com excelente produtividade. "Isso, aliás, é característica de todo o Nordeste, pois Alagoas, por exemplo, tem produção ainda maior e uma produtividade próxima à do Paraná", contou Moshe Dayan.
Segundo ele, além do interesse do Governo de Pernambuco em investir no setor, há outros fatores que contribuem para tornar o mercado interessante para os investimentos privados. "Temos muitos projetos já aprovados ou em fase de instalação na região. Por exemplo, podemos citar a nova planta da Perdigão em Bom Conselho, a da Cemil em Caruaru, a do Grupo Betânia (que deve instalar laticínio para processar 100 mil litros/dia em Pedra) e da Frango Nato (que pretende processar 200 mil litros/dia em Garanhuns)", concluiu.
Eduardo Weisberg, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Sorvetes (ABIS), por sua vez, destacou que o setor representado por sua entidade ainda tem um grande espaço para crescer em todo o Brasil. "Sobretudo no Nordeste, onde o clima é favorável ao sorvete, temos muito a fazer para transformar o consumo desse produto em um hábito mais difundido. Só para se ter uma idéia, na Argentina, onde o clima é mais frio, o consumo de sorvetes é duas vezes maior que o do Brasil", informou.
Weisberg lembrou ainda que a participação da ABIS na TecnoLáctea & Sorvetes 2008 é uma das ações empreendidas pela entidade para disseminar o hábito de consumo do produto entre a população brasileira e contribuir para a evolução do setor em todo o País. "Uma das atrações da feira será sem dúvida a Sorveteria Modelo, onde serão mostradas as mais novas técnicas e tendências desse mercado", disse.
Para Flávio Corrêa, presidente da BTSP, empresa promotora da feira, "os índices de crescimento da economia nordestina, maiores que a média nacional, não podem ser ignorados pelas empresas que pretendem crescer".
Serviço:
TecnoLáctea & Sorvetes 2008
5ª Feira Internacional de Tecnologia para as Indústrias de Leite, Derivados e Sorvetes
Data: 6 a 9 de maio
Local: Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda (PE)
Pernambuco investirá na cadeia do leite
Thiago Ângelus, coordenador da área de Laticínios da AD Diper, Agência de Desenvolvimento Econômico do Governo de Pernambuco, informou que o setor de leite, derivados e sorvetes é fundamental para o desenvolvimento do Interior do Estado, gerando muitos empregos. De acordo com Moshe Dayan Fernandes, da área de Leite e Derivados do Sebrae-PE, a previsão dos especialistas é que, dentro de 20 anos, o Nordeste será a grande fronteira da cadeia leiteira do Brasil.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

HELCIO CORREIA
TERESINA - PIAUÍ
EM 31/03/2008
Ações como esta do governo do Pernambuco são importante para o desenvolvimento do setor leiteiro. A instalação de plantas para processamento é de suma importância pois o produtor ao produzir mais terá para quem vender.

ROBERTO SOARES JANEIRO FILHO
BAURU - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 31/03/2008
Por favor, gostaria de obter o endereço de contato do Sr. Moshe Dayan Fernandes do SEBRAE de Pernambuco.
Obrigado pela atenção,
Tobé Janeiro.
Obrigado pela atenção,
Tobé Janeiro.