Com crescimento anual de 10% nos últimos três anos, a pecuária leiteira consolida-se em Santa Catarina como importante fonte de renda para pequenos e médios produtores. Atualmente, existem 1 milhão de vacas produtoras no estado. Dos cerca de 96 mil criadores, 55 mil fazem desse segmento uma atividade econômica e vendem leite para indústrias. Os demais a utilizam para consumo próprio ou comercialização de derivados, como queijo e nata, informou Pabrlo Gomes, do Diário Catarinense.
Sétima maior do país, a produção catarinense foi de 1,56 bilhão de litros em 2005, sendo responsável por 7% da produção total. O extremo-oeste responde pela maior produção: 65%. Santa Catarina conta com 135 agroindústrias processadoras de leite e comercializa para o mercado brasileiro. Nos últimos dois anos, também passou a exportar seus derivados.
Segundo o veterinário Volney Silveira de Ávila, coordenador estadual de Pecuária da Epagri, por menor que seja, a produção de leite sempre é vendida. "A produção incrementou-se de dois anos para cá com o insucesso de outras atividades. Para o futuro, espera-se uma estabilização.
Em aproximadamente meia década, o consumo deve ficar estável, e quem for mais eficaz, com possibilidade de produzir a baixo custo e reduzir o preço para venda, terá mais oportunidades" disse.
Pecuária leiteira cresce 10% ao ano em SC
Com crescimento anual de 10% nos últimos três anos, a pecuária leiteira consolida-se em Santa Catarina como importante fonte de renda para pequenos e médios produtores. Atualmente, existem 1 milhão de vacas produtoras no estado. Dos cerca de 96 mil criadores, 55 mil fazem desse segmento uma atividade econômica e vendem leite para indústrias. Os demais a utilizam para consumo próprio ou comercialização de derivados, como queijo e nata.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.