Com o objetivo de fortalecer a atividade no sertão paraibano, será realizado nos dias 19 a 21 de setembro, em Sousa, o 'Seminário Sertanejo de Leite e Derivados'. A região de Sousa já representa 20% da produção de leite de vaca em todo o estado, injetando, com a venda direta do leite, mais de R$ 1,1 milhão por mês na economia local.
O evento contará com palestras sobre temas voltados às perspectivas de mercado no Brasil e no Mundo, às práticas de produção com foco na qualidade, além de orientações para adequação à Instrução Normativa nº 51.
O projeto Fazenda Eficiente trabalha desde técnicas de adubação, manejo alimentar com formulação de ração balanceada, pastejo rotacionado, controle da produção de leite, do período de lactação, secagem e parição e higiene na ordenha, até o melhoramento genético do gado por meio da inseminação artificial. Um dos grandes diferenciais do projeto é aliar as técnicas agrozootécnicas com o acompanhamento do custo de produção e auxílio no gerenciamento das propriedades.
A programação inclui ainda visitas técnicas a propriedades atendidas pelo projeto Fazenda Eficiente. "A intenção desse seminário é aumentar a visão empresarial dos produtores para a inserção cada vez maior no mercado. Apresentar também os avanços já conquistados, pois quem desenvolve hoje a atividade da bovinocultura está tendo bem mais lucro do que há três anos atrás", comentou o gestor do projeto, José Guimarães Moura.
O Fazenda Eficiente vem obtendo resultados expressivos. Do total de 1 mil produtores de leite da região de Sousa, 72 que já fazem parte do projeto alcançam juntos uma produção diária de 12.600 litros, média de 175 litros/dia por produtor. Dos 60 mil litros/dia produzidos em toda região, 21% têm origem nas fazendas atendidas pelo projeto.
A Paraíba, que já se destaca no Nordeste com a bovinocultura, produz atualmente 300 mil litros de leite por dia. "No Brasil, a média de produção por vaca é de 5 litros/dia. No estado de Minas Gerais a média é de 8 litros/dia. Em Sousa, nas propriedades atendidas pelo Fazenda Eficiente, essa média já é de 12 litros/por dia", destacou o gerente da Agência Regional do Sebrae, Rodrigo Gurgel.
As informações são de Kamille Carneiro, da Agência Sebrae de Notícias.
PB: Seminário fortalece atividade leiteira no sertão
Com o objetivo de fortalecer a atividade no sertão paraibano, será realizado nos dias 19 a 21 de setembro, em Sousa, o ´Seminário Sertanejo de Leite e Derivados´. A região de Sousa já representa 20% da produção de leite de vaca em todo o estado, injetando, com a venda direta do leite, mais de R$ 1,1 milhão por mês na economia local.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.