A discussão do problema da redução de cotas por fornecedor do Programa do Leite na Paraíba foi adiada pela Assembléia Legislativa para depois do Carnaval. O motivo é a votação, em Brasília, do projeto de lei que trata da repactuação de dívidas rurais, pois várias lideranças do setor estão no Congresso. Acontecendo juntas, ambos os debates seriam prejudicados na opinião do deputado Agnado Ribeiro (PP).
O protesto que seria realizado hoje e amanhã pelos fornecedores do programa, com apoio de entidades, sindicatos rurais, associações de leite e usinas de beneficiamento, em João Pessoa, ficou sem data para ocorrer de acordo com o site Paraiba.com.br.
O motivo da reclamação é a instituição da resolução 16, pelo governo federal, que reduz o fornecimento a 19 litros por dia por produtor. Antes a cota era de 100 litros. Para o leite de cabra, a norma passará a ser de 12 litros diários.
"Cento e vinte mil famílias contam com um litro de leite por dia, oriundo do programa. Para chegar a essa quantidade, para atender a resolução, seriam precisos cerca de seis mil produtores e não temos essa quantidade", calculou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba. Atualmente há 3.115 cadastrados como fornecedores.
PB: redução de cota será discutida após Carnaval
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.