RS: Passo Fundo recebe encontro sobre novo guia orientativo do PQFL

O novo guia orientativo do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL) e a consulta pública sobre as normas de destinação do leite cru e derivados será tema de debate em Passo Fundo (RS). Promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) e pela Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no RS, com data marcada para esta quinta-feira (19/12).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O novo guia orientativo do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL) e a consulta pública sobre as normas de destinação do leite cru e derivados será tema de debate em Passo Fundo (RS). Promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) e pela Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no RS, com data marcada para esta quinta-feira (19/12), o encontro contará com palestras dos Fiscais Federais do Mapa Roberto Lucena e Milene Cé e da apresentação do aplicativo para o gerenciamento do PQLF.

“Estamos iniciando essa série de debates com o objetivo de sanar as dúvidas das indústrias de laticínios, que necessitam apresentar projeto de qualificação dos produtores e gerenciar os indicadores desses projetos, já que cada propriedade rural sera monitorada em mais de 150 itens, que vão desde a produção de leite a saúde do produtor e seus funcionários” destaca o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini. O evento inicia às 8h30min, no Auditório da Faculdade de Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Publicado pelo Mapa em maio e atualizada em novembro, o PQFL tem uma série de itens que devem ser contempladas no projeto a ser elaborado por todos os laticínios, independe do seu tamanho ou tipo de inspeção. Por meio deste projeto, as indústria poderão solucionar pontualmente, juntos aos seus produtores, as exigências das Instruções Normativas 76 e 77.

Continua depois da publicidade

De acordo com Lucena, o plano de qualificação de fornecedores visa aproximar as indústrias dos produtores. “Esses encontros têm como intenção que as indústrias conheçam de fato a realidade da produção e dos produtores, e com isso desenvolvam ações de assistência técnica, gerencial e de implementação das boas práticas agropecuárias”, afirma.

Aplicativo para o PQFL

As funcionalidades do Aplicativo serão outro ponto apresentado para avaliação dos técnicos dos Laticínios durante o encontro. O aplicativo é um compilado de itens necessários para os produtores se adequarem às Instruções Normativas 76 e 77. Voltado aos laticínios, o mesmo quer suprir as dificuldades das indústrias de gerenciar os indicadores e deficiências de cada propriedade, inclusive com a possibilidade comunicação on-line do técnico da laticínio com produtor na sua propriedade rural.

Continua depois da publicidade

Segundo Züge, o aplicativo é de uso cotidiano das indústrias. “Informação é tudo e ter um compilado delas é um grande ganho. O Milk.Wiki são os olhos do laticínio dentro da propriedade”, ressalta.

As inscrições para o encontro podem ser feitas clicando aqui
O guia orientativo completo pode ser acessado clicando aqui

Programação do evento:

  • 8h30 – 8h40: Milkbreak e abertura
  • 8h45 – 9h15: Dr. Roberto Lucena (Mapa) - Plano de qualificação de fornecedores de leite
  • 9h20 – 10h00: Roberta Züge (Ceres Qualidade) e César Antunes (Milki.Wiki) - Aplicativo Milki.wiki
  • 10h05 – 10h35: Dra. Milene Cristine Cé (Mapa) - Proposta de destinação para leite cru
  • 10h40: Mesa redonda
  • 12h: Encerramento

As informações são da Assessoria de Imprensa Sindilat.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?