ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

PR: Parque Tecnológico desenvolve projeto de incentivo para produção de queijos finos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/01/2020

3 MIN DE LEITURA

1
9

Localizado no Oeste do Paraná, segundo maior produtor de leite do Brasil, o município de Toledo é o sexto no Estado em volume de leite/ano: são mais de 83 milhões de litros. A maior parte de produção é destinada a laticínios e uma parte menor se transforma em queijos coloniais que complementam a renda familiar, principalmente em pequenas propriedades rurais.

Uma nova realidade, porém, se apresenta a partir do projeto “Queijos Finos do Oeste do Paraná” – iniciativa criada e coordenada pelo Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências. O principal objetivo é compartilhar informações e tecnologia a fim de formar um grupo representativo e atingir o mercado de queijos finos, tornando a atividade leiteira mais sustentável.

O projeto teve início em abril de 2019 e atualmente já conta com aproximadamente 30 produtores interessados. Eles participam de encontros e treinamentos onde têm acesso a novidades do mercado mundial de queijos, além de atualizações sobre legislações. Com um laboratório equipado especialmente para o desenvolvimento do projeto, o Biopark também oferece suporte técnico e científico que envolve desde a realização de um diagnóstico da propriedade até o acompanhamento no momento da produção dos queijos.

queijos finos Biopark

Os produtores também têm a oportunidade de acompanhar todas as etapas do processo de produção em laboratório, o que contribui para a compreensão dos parâmetros que influenciam na qualidade do queijo - como pH, acidez, teores de gordura, proteína e lactose. Dessa forma, para cada produtor é realizada uma orientação personalizada, com indicação de qual tipo de queijo mais enquadra ao leite produzido.

Atualmente a equipe do Biopark já produz queijos do tipo Brie, Morbier, Camembert, Saint-Paulin, entre outros. Como forma de “tropicalizar” as opções e torná-las mais adequadas ao paladar brasileiro, estão sendo desenvolvidos testes em queijos com café, cacau, lavado na cachaça e até mesmo recoberto com erva-mate.

De acordo com o Presidente e fundador do Biopark, Luiz Donaduzzi, a iniciativa está alinhada ao objetivo de contribuir com o desenvolvimento regional e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dos produtores. “Temos um leite bom na região, manteremos a preocupação com a qualidade e assim podemos ter um queijo regionalizado e um produto de alto padrão. Com nossa equipe estamos trabalhando para oferecer o suporte necessário para que os pequenos e médios produtores tenham produtos com maior valor agregado”, frisa.

Para os produtores, o impacto do projeto já tem sido percebido, como é o caso de Cirlei Rossi dos Santos, de Vila Nova. “Trabalhamos há aproximadamente dez anos com gado leiteiro e há três estamos produzindo queijo, mas queremos agregar mais valor à nossa produção. O que precisamos nessa atividade é organização e conhecimento de gestão. Acredito que essa iniciativa do Biopark é um marco, um divisor de águas”, ressalta.

queijos finos Biopark

Qualidade

Para atestar ainda mais a qualidade do produto, o projeto conta com uma equipe de analistas sensoriais treinados que avaliam as principais características que influenciam na aceitação de um queijo perante o consumidor final, como textura, odor e sabor.

Os queijos finos produzidos pela Associação serão identificados com um selo de qualidade. “Além de garantir que o produto final tenha todas as características necessárias para ser chamado de queijo fino, o selo também é o primeiro caminho para buscarmos futuramente a denominação de origem, o que agrega mais valor e abre portas para a exportação”, declara Maike Montanhini, Gerente responsável pelo projeto.

As próximas fases contemplam também a criação da usina piloto de incubação para produtores de queijo e a ampliação da gama de produtos finos no projeto, como embutidos. Uma das ações mais esperada, tanto para os participantes do projeto quanto para a comunidade regional, é a comercialização dos queijos, que deve acontecer até abril de 2020.

As informações são da Equipe de Marketing do Biopark.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PATRICIA DE M BRUSANTIN IGLEZIAS

ASSIS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/01/2020

????????Parabéns pelo projeto!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures