Parmalat fecha usina em Rondônia

A Parmalat fechou a Usina de Beneficiamento de Leite que funcionava em Ouro Preto do Oeste e deixou de operar em Rondônia. Ontem, Peter Bosch, diretor técnico industrial da empresa, esteve no município para anunciar as demissões. Cinqüenta funcionários diretos foram demitidos. Eles receberam a notícia no primeiro dia de trabalho, depois das férias coletivas de julho.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

A Parmalat fechou a Usina de Beneficiamento de Leite que funcionava em Ouro Preto do Oeste e deixou de operar em Rondônia. Ontem, Peter Bosch, diretor técnico industrial da empresa, esteve no município para anunciar as demissões. Cinqüenta funcionários diretos foram demitidos. Eles receberam a notícia no primeiro dia de trabalho, depois das férias coletivas de julho.

Peter Bosch, que não recebeu a imprensa, passou o dia inteiro reunido com assessores do setor financeiro e de recursos humanos, que vieram da sede da empresa, em São Paulo. Em nota, a Gerência de Comunicação informou que a Parmalat Brasil decidiu transferir a produção de leite UHT da fábrica de Ouro Preto para a unidade de Santa Helena (GO). Trecho do comunicado diz que "a decisão é parte do processo de reorganização que a atual gestão vem promovendo, de forma a ajustar a estrutura da empresa aos novos desafios de mercado. A estratégia adotada é concentrar as linhas de produção em fábricas localizadas nas proximidades dos centros de consumo e das principais bacias leiteiras".

A fábrica de Ouro Preto do Oeste foi comprada pela Parmalat em maio de 1994. Tem capacidade instalada para produzir cerca de 2,5 milhões de leite UHT por mês, 150 toneladas de queijo e 60 toneladas de manteiga. No entanto, há um mês, o leite coletado pela unidade no município, cerca de 25 mil litros por dia, estava sendo enviado para a unidade da Italac em Jaru, a 40 quilômetros de Ouro Preto.

Em entrevista à Folha de Rondônia, o governador Ivo Narciso Cassol lamentou o fechamento da unidade da Parmalat do Brasil em Ouro Preto do Oeste. Segundo Cassol, a região vem perdendo força econômica sistematicamente nos últimos três anos. Para o governador, o fechamento da fábrica faz manchar o referencial do município no que tange ao status de bacia leiteira da região Norte.

Segundo dados levantados pela Pesquisa Pecuária Municipal, do IBGE, Ouro Preto do Oeste está entre os 20 maiores municípios produtores de leite do País. Com mais de 63 milhões de litros de leite produzidos em 2006, o município ficou em 19º no ranking nacional dos maiores produtores. Apesar da posição, a pesquisa identificou redução na produção e no número de vacas ordenhadas no município.

As informações são da Folha de RO.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

jose Erenilto gustavo dos Santos
JOSE ERENILTO GUSTAVO DOS SANTOS

OUTRO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 31/08/2008

Fico muito triste com a situação hoje da Parmalat, esta empresa é muito boa, mas eu acredito que ela vai se recuperar, ela vai ser a Parmalat que sempre foi, muito forte.

A Parmalat é uma empresa que tem muitas qualidades, todos nós acreditamos nesta empresa.
ADAIR
ADAIR

FRUTAL - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 16/08/2008

Mais uma pessima noticia, aqui em Frutal tambem tem uma fabrica adquirida a pouco tempo pela mesma, que continuando atuando como esta,com certeza em breve tambem fechara
Alexandre Rezende Bezerra
ALEXANDRE REZENDE BEZERRA

OURO PRETO DO OESTE - RONDÔNIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/08/2008

É uma pena que a Parmalat tenha deixado nosso município, pois a mesma contribuiu e vinha colaborando com a melhoria da qualidade do leite em nossa região e o seu fechamento também causou um grande desemprego no município.
gustavo ferreira coelho lippi
GUSTAVO FERREIRA COELHO LIPPI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 13/08/2008

A Parmalat sofreu muito com seus últimos resultados e mesmo assim ainda é uma empresa forte no marcado ( lácteos ), acredito que essa decisão foi uma atitude estratégica de sua diretoria.
José Angelo Marchini
JOSÉ ANGELO MARCHINI

ITAPORÃ - MATO GROSSO DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 13/08/2008

E uma tristeza até para nós do Leite ver empresas fechando o que está acontecendo e resultado da falta de planejamento estrategico das proprias empresas.
ROSANE SOUZA CAVALCANTE
ROSANE SOUZA CAVALCANTE

FORTALEZA - CEARÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 12/08/2008

A Parmalat vem sofrendo uma queda de produção e não é de hoje.
Qual a sua dúvida hoje?