Parmalat busca expansão com aquisição de marcas da Danone

As marcas Poços de Caldas e Paulista, da Danone, foram vendidas para a Parmalat. A empresa assinou um "memorando de entendimentos" com a multinacional francesa para aquisição de todos ativos "estratégicos" da Poços de Caldas, que produz requeijão cremoso.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

As marcas Poços de Caldas e Paulista, da Danone, foram vendidas para a Parmalat. A empresa assinou um "memorando de entendimentos" com a multinacional francesa para aquisição de todos ativos "estratégicos" da Poços de Caldas, que produz requeijão cremoso.

O negócio inclui ainda o licenciamento de uso da marca Paulista na produção e venda de requeijão, manteiga e leite pasteurizado por 15 anos. O direito de utilização valerá no Brasil, Bolívia e Paraguai, informou reportagem de Marianna Aragão, do jornal O Estado de S.Paulo.

A venda seria o primeiro passo em direção a uma reorganização da Danone, que priorizará a produção de iogurtes e produtos funcionais. Segundo fontes ligadas às empresas, as conversas prevêem ainda a compra de uma das fábricas da empresa francesa no Brasil, provavelmente a unidade de Guaratinguetá, São Paulo.

Segundo reportagem de Alda do Amaral Rocha, do Valor Econômico, a estratégia da Parmalat é segmentar e ampliar seu portfólio de marcas e produtos. "Não queremos ser concentrados em nenhum produto", avisou o presidente da Laep Investiments, Marcus Elias.

Desde que a Laep Investiments adquiriu a Parmalat, o número de unidades da empresa aumentou de 6 para 15, em estados como São Paulo, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Rondônia. A prioridade da empresa hoje é o mercado do Nordeste, "o que mais cresce em consumo de lácteos", afirma Marcus Elias. Na região, a Parmalat é forte com a marca Alimba. E é lá que vai retomar os iogurtes Yolat, com produção na unidade de Garanhuns (PE), onde já processa leites em pó, longa vida e pasteurizado.

As recentes aquisições da empresa visam aproveitar o potencial de produção leiteira em diferentes regiões pelo país, fazendo uso das redes de distribuição locais de marcas tradicionalmente regionais para alavancar as marcas de alcance nacional. A Parmalat possui planos para investimentos em duas plantas industriais no Rio Grande do Sul e Minas Gerais, para a fabricação de leite em pó, com o objetivo de exportar o produto.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Evair Pinheiro
EVAIR PINHEIRO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 13/04/2008

A consolidação do segmento lácteo é um caminho sem volta, com a escassez no exterior, e com um cenário brasileiro muito favorável, sob o aspecto de momento de estabilidade financeira, clima e geografia, é inevitável que o Brasil seja visto como uma grande bacia leiteira para abastecer diversos países do mundo.

Essa, como toda concentação de mercado, tem pontos positivo e negativos, porém o mais importante é que esse cenário, trará valores justos a um mercado que hoje é pouco valorizado (com as suas exceções), e trará benefícios na gestão de preços em toda sua cadeia, trazendo melhores margens para o segmento lácteo como um todo.
Cristiano Adalberto de Carvalho
CRISTIANO ADALBERTO DE CARVALHO

COROMANDEL - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 11/04/2008

Fico um pouco preocupado sobre este alto investimento da Parmalat, estão comprando tudo que tem pela frente, não seria um grande problema para as marcas menores, não seria uma forma de monopolizar a cadeia leiteira em alguns seguimentos. Será que o pequeno fabricante não será engolido. Como será esta concorrencia?
Luiz Fernando Zanchetta
LUIZ FERNANDO ZANCHETTA

CARAGUATATUBA - SÃO PAULO - EMPRESÁRIO

EM 10/04/2008

Parmalat é qualidade!
Qual a sua dúvida hoje?