Paraná planeja ampliar programa Leite das Crianças

Atendendo 175 mil crianças com idade entre seis e 36 meses, o programa Leite das Crianças, no Paraná, completou quatro anos ontem. E a partir do segundo semestre deste ano será ampliado. A meta é continuar atendendo as crianças beneficiadas por um ano após completarem 36 meses.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Atendendo 175 mil crianças com idade entre seis e 36 meses, o programa Leite das Crianças, no Paraná, completou quatro anos ontem. E a partir do segundo semestre deste ano será ampliado. A meta é continuar atendendo as crianças beneficiadas por um ano após completarem 36 meses.

Segundo a Agência Estadual de Notícias, o programa reduziu em 56% o número de crianças abaixo do peso e em 40% o risco nutricional, num universo de 300 mil crianças de seis a 36 meses de idade beneficiadas pelo programa acompanhadas pelo Sistema de Vigilância e Acompanhamento Nutricional (Sisvam) do Ministério da Saúde. O programa já investiu mais de R$ 150 milhões na compra de 160 milhões de litros de leite, no enriquecimento vitamínico e em análises de qualidade.

"Para que o programa exista com a qualidade e a eficiência que vemos hoje, foi necessária uma ação integrada entre as secretarias da Agricultura, do Planejamento, da Saúde, da Educação, que distribui o leite, do Trabalho, da Fazenda, que libera os recursos, entre outras", disse o vice-governador Orlando Pessuti.

Produtores

Até o final do ano, a coordenação do programa vai exigir que todos os laticínios fornecedores remunerem os produtores pela qualidade do produto, com base nos preços e padrões do Conseleite. "Sempre daremos preferência aos laticínios que atenderem ao maior número de pequenos produtores", afirmou o coordenador do programa, Osmar Buzinhani.

Além de beneficiar as crianças, o programa ajudou a melhorar a qualidade do leite pasteurizado produzido no Paraná. As 24 mil análises realizadas pela Secretaria da Saúde, Vigilância Sanitária e Laboratório Central do Estado (Lacen) mostram uma redução de 47% para 13% no percentual de laudos insatisfatórios em quatro anos.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

José Geraldo Alves
JOSÉ GERALDO ALVES

CURITIBA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/05/2007

O pagamento do leite aos produtores, remunerando o esforço dispendido na melhoria e manutenção da qualidade do produto é um exemplo que deve ser perseguido por todos os setores que comercializam este importante produto.

A expansão do Programa do Leite das Crianças no Paraná com certeza vai alanvacar a atividade leiteira junto ao estado e cumprirá o papel social dos governos junto as populações de menor renda.
Sergio Ricardo da Silva
SERGIO RICARDO DA SILVA

TOLEDO - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 16/05/2007

O programa está de parabéns, mas os laticínios não estão descontando o Funrural, que é de 2,3% da nota do produtor, para também dar suporte nas melhorias das estradas, e viabilizar novos projetos de incentivo para atividade leiteira.
Qual a sua dúvida hoje?