ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Paralisação dos caminhoneiros e possíveis impactos no setor lácteo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/11/2022

2 MIN DE LEITURA

1
8

O resultado das eleições presidenciais de 2022 causou revolta por parte dos caminhoneiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou o registro de bloqueios e paralisações em 13 estados e no Distrito Federal até o momento.   

Os protestos não se alastraram como na greve de 2018 até o momento, mas ainda sim causam preocupação. Em 2018, economistas avaliaram que a greve dos caminhoneiros impactou negativamente o PIB daquele ano.
 

Como a paralisação pode afetar o setor lácteo?

Os bloqueios e restrições pelas rodovias do país, geram – além de trânsito e congestionamentos de horas – impacto em todas os ramos industriais e agroindustriais. Setores alimentícios sofrem ainda mais com as paralisações.  

Como um produto altamente perecível, o leite acaba especialmente afetado por movimentos do tipo. Desde problemas e interrupções na coleta do produto nas propriedades rurais até a falta de recebimento de embalagens para envase nas indústrias, o setor de laticínios é prejudicado.

Ainda não há notícias sobre problemas com a captação de leite devido as paralisações atuais, mas pode haver dificuldade caso os bloqueios permaneçam.  

____________________________________________________________________________________________________

Atualização 01. (01/11 - 10h30m): Os impactos da paralização dos transportadores na cadeia láctea começaram a aparecer. São vários os reportes de falta de coleta de leite de produtores, com informações de caminhões presos nas barreiras e/ou com dificuldades de chegar às fábricas para descarregar, e também dificuldades para escoamento dos veículos que transportam derivados aos canais de venda. 


Atualização 02. (01/11 - 14h): O Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) emitiu nota alertando sobre a urgência na liberação de caminhões tanque utilizados no transporte de leite no Rio Grande do Sul. Tendo em vista os diversos pontos de paralisação de estradas em todo o país, indústrias de laticínios e transportadoras contratadas estão com dezenas de veículos parados em barreiras em diferentes locais do Estado.

Segundo o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini, a maior necessidade é a liberação de caminhões com leite cru ou vazios de forma a viabilizar a coleta nas propriedades rurais. Por ser um alimento vivo, o leite tem tempo máximo de 24 horas para ser coletado nos tanques resfriadores das fazendas. “A partir do meio-dia de hoje a situação complica-se no campo. Se não resolvermos isso logo, teremos produtor rural perdendo leite”, alertou, lembrando que o setor já vem atravessando dificuldades de rentabilidade ao longo de 2022.

Outra demanda urgente do setor industrial é pela liberação de caminhões de lenha e diesel parados nas estradas do país. A lenha é essencial para manter as caldeiras das indústrias em operação. “O que está se vendo nas estradas brasileiras é um ato contra a produção e que atinge a toda a população", reforçou Palharini.
 

Atualização 03. (02/11 - 11h45m): Produtores de vários estados já relatam a normalização da coleta de leite. Alguns pontos de São Paulo ainda seguem bloqueados – representantes da indústria citam certa dificuldade com o fluxo no retorno da capital. 


Estamos atentos à novas atualizações para trazer as informações aqui no MilkPoint e caso você esteja tendo algum problema com a captação ou algo relacionado ao setor em decorrência das paralisações, entre em contato conosco ou comente no box abaixo explicando a situação e sinalizando o local. Obrigada! 

*Fonte da foto: Freepik

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIUS CORNÉLIS BRONKHORST

ARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/11/2022

Bom dia
Estamos tendo problemas sim com a captação de leite .
Até quando não sabemos , mas aguardaremos os acontecimentos

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures