ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Para equilibrar o orçamento, brasileiros reduzem refeições e cafezinho fora de casa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/07/2019

2 MIN DE LEITURA

0
3

Os brasileiros continuam tendo que equilibrar escolhas e driblar os desafios no orçamento em 2019. No cenário atual de incertezas políticas, aumento do desemprego e crescimento do endividamento, o consumo de todas as classes sociais sofre redução.

Segundo levantamento da Kantar, multinacional de painéis de consumo, 78% das categorias de consumo rápido perderam alcance nos lares e 70% apresentaram redução na frequência de compra nos últimos 12 meses terminados em março. Neste contexto, o aumento dos preços é o que mais impactou o consumo dentro e fora do lar e levou muitos brasileiros a deixarem de fazer as refeições na rua.

Neste período, as refeições fora do lar do tipo ‘buffet a vontade’ encareceram 7% no País. Em 2018, 61% dos brasileiros faziam refeições fora de casa. Em 2019, o percentual caiu para 58%, o que significa menos 976.840 indivíduos comendo em estabelecimentos comerciais.

Em São Paulo, os ‘pratos do cardápio’ foram o que mais sofreram reajuste com 8% de aumento de preço. Em segundo lugar, o tipo ‘buffet a vontade’ encareceu 7% e, em terceiro, o ‘prato feito’ subiu 3% no valor médio. Considerando toda a categoria de pratos e refeições fora do lar, 68% dos paulistas faziam refeições fora de casa em 2018. Em 2019, este índice é de 62% da população. O estado registrou retração de 6 pontos percentuais de penetração, o que significa 720.250 pessoas deixando de comer fora.

Considerando as bebidas quentes, o chocolate quente está até 14% mais caro fora de casa no País e, em São Paulo, aumento do preço pode chegar a 7%. Já o cafezinho, não registrou aumento significativo no valor. “Apesar de razoável estabilidade no valor, o consumo de uma das bebidas favoritas do brasileiro também perde consumidores fora do lar”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Insights da Kantar.

De 2018 para 2019, o consumo de cafezinho na rua caiu 2 pontos percentuais de penetração, ou seja, 775.842 indivíduos abriram mão de pedir um expresso no Brasil. Em São Paulo, a queda foi de 4 pontos, o que significa 610.177 clientes deixando de consumir a bebida fora de casa. Dentro do lar, o cafezinho continua forte e estável em 98% dos lares nacionais. Já em São Paulo, o número caiu para 96%, uma redução de 2 pontos percentuais e menos 143 mil famílias comprando café para consumo domiciliar.

Se por um lado, os dados mostram retração de consumo de refeições fora do lar, por outro, o estudo concluiu também que os paulistas têm se voltado para o consumo dentro do lar e, por isso, o estado registra crescimento de categorias ligadas a saudabilidade, praticidade, indulgência e conveniência.

O sorvete e a sobremesa pronta, por exemplo, ganharam 8,4 e 5,7 pontos de penetração, respectivamente. Isto equivale a 603.397 e 409.448 famílias que incluíram os itens em seus carrinhos. A água de coco também tem tido mais espaço nas prateleiras das famílias paulistanas e, com 6,5 a mais de pontos de penetração, ganhou 466.914 novos consumidores nos últimos 12 meses. O mesmo aconteceu com o leite fermentado, que tem 423.814 novos compradores com aumento de 5,9 pontos de penetração.

As informações são do Kantar. 

 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures