ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Para captar mais leite, Lactalis reestrutura unidade em MG

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/09/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Lactalis deixou de produzir queijo em sua unidade de Juruaia, em Minas Gerais, em julho passado, e transferiu a operação para a fábrica de Pouso Alto, no mesmo Estado. Com isso, segundo a empresa, a planta de Juruaia "passou a focar totalmente suas atividades no resfriamento do leite captado na região".

De acordo com o diretor de relações institucionais da Lactalis do Brasil, Guilherme Portella, a produção de 60 toneladas por mês de queijo minas frescal da planta de Juruaia passou, desde 20 de julho, a ser feita em Pouso Alto, onde a empresa já fabrica o mesmo tipo de queijo e outras variedades do produto. A unidade pôde absorver o volume que era feito em Juruaia pois tem capacidade quatro vezes maior de produção só para essa variedade de queijo.

Sem produção, a unidade de Juruaia ficou apenas com operação de recepção e resfriamento de leite. A Lactalis pretende quadruplicar o volume de captação de leite recebido na planta, que era de 20 mil litros por dia. Segundo Portella, a captação deve alcançar 40 mil litros até dezembro e 80 mil até junho do ano que vem. A fábrica de Juruaia foi uma das primeiras adquiridas pela Lactalis no Brasil. Pertencia à Balkis, comprada pela companhia francesa em 2013.

Portella afirma que a mudança não se deve à queda de demanda por lácteos no país, mas que visa à otimização da estrutura da empresa, com o aumento da capacidade de recepção e melhoria da logística de captação de leite. "É parte do processo de crescimento da companhia", observa.

A Lactalis espera ampliar a captação de leite em Minas Gerais, principalmente na região de Juruaia, por meio do aumento da produtividade de fornecedores. Por isso está iniciando um projeto de fomento agropecuário para a melhoria da produtividade e da qualidade do leite na região. O programa inclui a venda de animais da raça girolando aos pecuaristas a preços subsidiados, segundo Portella. O número de produtores que fornece leite à Lactalis na região, cerca de 150, também deve aumentar para que a empresa consiga ampliar a captação. "É uma decisão para produzir mais", reforça ele.

A planta de Juruaia tinha 53 empregados. Desses, 15 foram transferidos para Pouso Alto, que fica a 300 quilômetros, e oito ficaram na unidade. Segundo a companhia, os empregados "que não se enquadraram no perfil exigido para esta nova operação" tiveram acesso a um programa de apoio à recolocação profissional.

A francesa Lactalis entrou no Brasil em 2013, com a aquisição da Balkis. Em 2014, comprou os ativos de lácteos da BRF e no mesmo ano unidades da LBR - Lácteos Brasil - em leilão do processo de recuperação judicial da empresa. A companhia francesa tem, atualmente, 15 unidades de produção de lácteos no Brasil. 

As informações são do jornal Valor Econômico. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint