O Paquistão é o quinto maior produtor de leite do mundo, produzindo 32 bilhões de litros de leite por ano, de acordo com reportagem da agência de notícias Xinhua. De acordo com fontes oficiais, o setor de lácteos representa 10,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e 48,6% do PIB agrícola.
No entanto, apesar de estar em quinto lugar no ranking mundial na produção de leite, somente uma pequena porção da produção total é comercializada, e somente 2% do leite produzido no país é processado em fábricas de laticínios.
O Paquistão tem instalações inadequadas de resfriamento, altos custos com energia, processamento ineficiente, embalagem e distribuição de alto custo, o que impede o crescimento da indústria de lácteos.
Com a redução ou eliminação dos subsídios ao setor agrícola no Ocidente, os preços dos produtos lácteos no mercado mundial deverão aumentar, e a perspectiva é que o Paquistão aproveite estas mudanças no cenário. No entanto, para conseguir parte do mercado mundial, a indústria de lácteos do Paquistão precisará seguir medidas integradas que vão desde melhorias na produtividade por animal até os consumidores domésticos e finais.
Fonte: Xinhua
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.