ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Palmcrest Monument (MONUMENT) - HPB - Holandês Preto e Branco

POR ROGER VAN DER VINNE

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/04/2010

1 MIN DE LEITURA

2
0
MONUMENT: Úberes fantásticos e muita força!



Palmcrest Monument é um dos grandes touros da nova geração. Ele reúne características muito importantes que devem ser consideradas em programas de melhoramento genético. Os úberes que ele imprime em suas filhas são realmente impressionantes!

Em janeiro de 2009 quando ele estreou nas provas americanas, já saiu em primeiro lugar para tipo entre todos os touros debutantes, com quase +3,5 PTAT. Isto se deve muito a altura e largura posterior do úbere de suas filhas, aliado a uma firme inserção de úbere anterior. A pelagem preta é outra característica que ele imprime com muita força, fato apreciado por muitos criadores no Brasil.

Filho de MORTY, com uma mãe DURHAM, alia muito bem linhagens de alta produção com animais corretos nas suas características de conformação.

MONUMENT também transmite muita força às suas filhas, mas sem perder em nada a caracterização leiteira, características difíceis de encontrar combinadas em um mesmo touro. Outro ponto muito positivo é o fato de também haver a opção de sêmen sexado.

Se fosse possível escolher, a única coisa que ele não deveria ter herdado de seu pai é fato de suas filhas tenderem um pouco a inverter a garupa, fato esse que deve ser observado durante os acasalamentos.

Touro: MONUMENT (Accelerated Genetics)

Pai: Stouder Morty ET
Mãe: Regancrest RH Durham Bliss ET
Avô Materno: Regancrest Elton Durham ET
Avó Materna: Regancrest Juror Brina ET

Empresa que distribui o sêmen no Brasil: AxelGen

Fatores positivos: touro que alia muito bem força e caracterização leiteira, além de transmitir úberes excepcionais. Disponibilidade de sêmen sexado para fêmea.

Fator limitante: tende a transmitir garupa invertida, fato que deve observado no acasalamento. Outro fator um pouco limitante é a baixa produção de sólidos (principalmente gordura).

Prova Americana

Prova Canadense

Prova Holandesa

Você gostaria de indicar um touro para essa seção? Clique aqui.

O que você achou desse touro? Comente utilizando o box de Cartas do Leitor.

Você deseja entrar em contato com a empresa que comercializa esse touro? Preencha o formulário abaixo que encaminharemos a mensagem.

ROGER VAN DER VINNE

Médico Veterinário, Mestre em Produção Animal pela UFPR, Chácara Imkje - Carambeí - PR

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JORNAL RAÍZES RURAIS

BARRA MANSA - RIO DE JANEIRO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 18/11/2011

Uma filha 5/8 de Monument está brilhando na categoria mirim da Girolando. É de criação de Eugênio Deliberato. Um show de bezerra. Venceu a categoria em Resende (RJ) e na Feileite (SP). Temos fotos dela postadas no https://www.facebook.com/raizesrurais

Grande abraço;

Ádamo
CLEMENTE DA SILVA

CAMPINAS - SÃO PAULO

EM 27/04/2010

Quem quiser me contrariar e dizer que eu não entendo nada, pode ficar a vontade, eu aceito críticas rsrsrsr. Aí está um MONUMENTO, realmente. O fator garupa invertida, não preocupa, já que é menor que -2. O limitante mesmo seria PTA leite para uso em planteis de alta produção, mas que também não chega a ser um problema. Para aqueles que acham que para fazer uma vaca girolanda de ponta é necessário um touro lá em cima em leite e deixarem de usar um touro desse em suas vacas gir para fazer a base da girolanda, me desculpem, estão cometendo um grave erro. Esse é um exemplar raro para essa finalidade, pois tem todos os requisitos iniciais para se fazer a meio sangue que dará a seqüência no cruzamento. Transmite estatura, força de sobra e cor. Transmite pernas e cascos de altíssima qualidade, e de quebra embora esses outros índices se diluam muito na primeira cruza em função de raças totalmente diferentes, transmite um bom sistema mamário com bom tamanho de tetos e boa insersão de úbere. O Touro ainda tem muito mais... vem de famílias tanto de pais quanto de mães, muito firme de cores e força. Um outro detalhe: Sigam suas mães mais próximas e serão surpreendidos quanto as produções de leite e sólidos. Não se iludam para se fazer uma boa vaca girolanda se começa com um touro desses, sobre boas vacas gir o resto é marketing comercial.
Abraços,
Clemente.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures