ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Players internacionais, inclusive Brasil, exortam UE a não distorcer mercado lácteo mundial

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/05/2020

3 MIN DE LEITURA

2
2

A União Europeia (UE) está se preparando para comprar leite em pó desnatado e manteiga, financiada pelo governo. A última vez que a UE criou “estoques de intervenção” impactou os preços globais de lácteos por vários anos. Desta vez, produtores e processadores de lácteos nos principais países produtores do mundo estão solicitando à UE que evite práticas como esta, que distorcem o mercado global.

Uma coalizão de organizações de laticínios da Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Uruguai e Estados Unidos se uniu nesta semana e pediu à UE que não repita a estratégia de estoques que leva à supressão de preços do leite no mercado mundial, como fez há alguns anos.

"A Comissão Europeia deve evitar despejar leite em pó desnatado e manteiga comprados pelo governo no mercado mundial e implementar políticas que comprometam os mercados globais de lácteos sob o pretexto de proteger seus produtores de leite", afirmou o grupo em comunicado conjunto. "As práticas de distorção de mercado da EU já são prejudiciais o suficiente durante as operações normais. Se usadas na pandemia de Covid-19, que está corroendo drasticamente os preços do leite, seria desastroso para o mercado global de lácteos, prolongando as esmagadoras condições econômicas atuais. Os compradores de leite em pó desnatado e manteiga terão pouco incentivo para aumentar os preços, se o governo da UE manter quantidades significativas de leite no mercado.”

Se a UE exportar grandes quantidades de produtos comprados pelo governo abaixo dos preços de mercado, prolongará inevitavelmente os desafios que a indústria láctea enfrenta no mundo. O programa de intervenção distorcerá artificialmente os preços por um período prolongado e deslocará a concorrência comercial assim que o mundo começar a se recuperar dos impactos de Covid-19.

"É fundamental que a UE aja imediatamente e implemente um plano de longo prazo para lidar com seus estoques, uma vez que possui um histórico de intervenções que perturbam o mercado mundial de lácteos”, disse o grupo. “A UE interveio em 2016-17 e detinha o equivalente a 16% do mercado global de leite em pó desnatado em armazenamento governamental. Depois, lançou o produto no mercado mundial durante dois anos, minando injustamente os preços internacionais e prejudicando a indústria global de laticínios.”

Em vez da intervenção, os grupos solicitam que a UE trabalhe para aumentar a demanda e peça a seus produtores que reduzam o volume produzido.

“Produtores e processadores de lácteos em nossos países e em muitos outros ao redor do mundo já estão passando dificuldades, trabalhando duro todos os dias para ajudar a manter o mundo bem nutrido nessa crise. Todos estamos lidando com grandes desafios em nossos próprios mercados. Se a UE não se comprometer em evitar distorcer o mercado global despejando nele seu excesso de estoque, assim que os setores lácteos começarem a se recuperar, muitos produtores e processadores fora da UE poderão ser forçados a fechar suas portas”, disseram eles. "Encorajamos a UE a implementar políticas que incentivem ??uma maior utilização de produtos lácteos com o objetivo de aumentar o consumo, particularmente com os consumidores mais afetados pelo surto de Covid-19".

Os grupos que se juntam à Federação Nacional de Produtores de Leite, à International Dairy Foods Association e ao Conselho de Exportação dos EUA incluem:

Argentina

  • Sociedad Rural Argentina (SRA)
  • Centro de la Industria Lechera Argentina (CIL)

Brasil

  • Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados no Estado São Paulo (SINDLEITE)

América Central

  • Federación Centroamericana de Productores Lácteos (FECALAC)

Chile

  • Federación de Productores de Leche (FEDELECHE)

Costa Rica

  • Cámara Nacional de Productores de Leche de Costa Rica (CNPL)

Equador

  • Centro de la Industria Láctea del Ecuador (CIL)
  • Asociación de Ganaderos (AGSO)

Guatemala

  • Cámara de Productores de Leche (CPL)

México

  • Asociación Mexicana de Productores de Leche, A.C. (AMLAC)
  • Cámara Nacional de Industriales de la Leche de México (CANILEC)
  • Confederación Nacional de Organizaciones Ganaderas (CNOG)

Paraguai

  • Cámara Paraguaya de Industriales Lácteos (CAPAINLAC)

Uruguai

  • Cámara de la Industria Láctea del Uruguay (CILU)

As informações são do Farm Journal's MILK, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JAN VAN DEN BROEK

PARANAPANEMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/05/2020

Estamos voltando a um contexto onde as tarifas anti dumping vão ser primordiais para a sustentabilidade do setor leiteiro brasileiro. Vamos iniciar já o projeto para acompanhar estas práticas, pois temos o resto do agronegocio interessado em usar o leite como moeda de troca.
JAN VAN DEN BROEK

PARANAPANEMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/05/2020

Cade a CNA ?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures