ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pacote cambial pode auxiliar exportações de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/08/2006

1 MIN DE LEITURA

0
0
O setor leiteiro pode ser favorecido pelo novo pacote cambial anunciado pelo governo na última semana. De acordo com o pacote, a entrada de dólares deve ser reduzida no país, o que possibilita uma valorização da moeda estrangeira frente ao real, favorecendo as exportações de produtos brasileiros.

Segundo Otávio Farias, da trading Hoogwegt, o novo pacote deve influenciar positivamente as exportações do setor de lácteos, assim como de outros setores. No entanto, ele acredita que a nova medida pode beneficiar mais as grandes empresas. "No setor lácteo, a maioria das empresas tem necessidade de receber pelas exportações realizadas, a não ser que determinada empresa tenha folga em seu caixa. Empresas que são importadoras e exportadoras terão a vantagem de usar esses 30% para obrigações de contratos de importação, tendo a vantagem de evitar custo de CPMF sobre esses 30%. Por outro lado, essas empresas não precisarão comprar dólares para parte de suas importações, o que também significa menor pressão sobre cotação do dólar", diz.

Farias afirma que o Brasil deve exportar mais produtos lácteos nos próximos meses em virtude, principalmente, do início da safra do Sul. Com a maior oferta durante a safra, os preço de leite aos produtores tendem a se ajustar, viabilizando escoamento de excedentes da safra ao mercado externo. Estas exportações poderão ser impulsionadas por um dólar mais valorizado, como resultado do pacote cambial anunciado pelo governo.

Ele diz ainda que as exportações de leite e derivados são naturalmente afetadas pelo dólar mas há também efeitos importantes em função da dinâmica do mercado interno. "Preços de leite UHT, e recentemente queijos, têm mantido preços ao produtor. Se o preço de leite ao produtor estivesse em linha com a concorrência no Mercosul, o Brasil já seria exportador mesmo com o cambio atual", reflete.

Os agentes exportadores ainda não sabem qual será o impacto do novo pacote cambial no curto prazo no valor da moeda estrangeira. A moeda estrangeira é influenciada por vários fatores - econômicos, domésticos e internacionais. Portanto, de acordo com Farias, é difícil prever o tempo em que o mercado apresentará as mudanças com o novo pacote.

Aline Barrozo Ferro, Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures