ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que é o indicador Receita Menos Custo de Ração (RMCR)?

CONCEITOS DE MERCADO

EM 24/11/2020

1 MIN DE LEITURA

0
3

Atualizado em 30/03/2021

O RMCR (Receita Menos Custo de Ração) é um índice calculado pelo MilkPoint Mercado a partir de dados de soja, milho e sal mineral – principais componentes do concentrado — e o preço pago pelo leite ao produtor. Saiba mais no vídeo abaixo ou no texto:

O indicador está diretamente ligado a rentabilidade da produção de leite, já que temos de um lado o maior responsável pela receita – o preço do leite – e do outro, o fator mais relevante nos custos: a alimentação.

Um estudo com base nos resultados de produtores do projeto Educampo, nos mostrou uma correlação de mais de 92% entre a margem destes produtores e o RMCR. Sendo assim, é de grande valia para o produtor estar atento ao comportamento dessa variável.

Como o RMCR está relacionado com o resultado financeiro gerado pela produção de leite, supõem-se que quanto maior o indicador maior a lucratividade do sistema e, portanto, maior será o interesse em aumento na produção.

Assim, espera-se que um aumento no RMCR resulte em uma maior produção de leite. Por outro lado, caso o indicador seja menor, provavelmente haverá maior inclinação a economia de custos e dos recursos da fazenda, e consequentemente haverá uma retração da produção.

Quando comparamos a captação efetiva de leite obtida do IBGE com o modelo de previsão de produção de leite calculada a partir do RMCR, variáveis climáticas e preço do dólar, observa-se uma correlação de 98,4% considerando um período de 2000 e o segundo semestre de 2020. Assim, nota-se a confiabilidade do RMCR em prever a produção de leite.

O RMCR, então, é uma importante ferramenta para decisões gerenciais em sua propriedade, além de essencial para um alinhamento quanto a rentabilidade do negocio do momento. É um relevante balizador de produção futura, o que pode aumentar ou diminuir a oferta de leite no mercado – impactando nos preços.

O RMCR está disponível no Milk Monitor, um aplicativo que fala de mercado do leite para o produtor. Saiba como acessar aqui

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures