Como já noticiado pelo MilkPoint, houve crescimento em todos os índices de 2004 para 2005. A captação total de leite superou os números em 2004 em significativos 17%, o número de produtores de leite cresceu 5,3% e o volume de produção diária por produtor cresceu 31,6% (tabela 1).

Fonte: Leite Brasil, Embrapa Gado de Leite, CNA e OCB/CBCL
Elaboração: Equipe MilkPoint
Mas apesar da tendência de aumento no número de produtores, na captação total e por produtor entre os principais laticínios, nem todos seguem o mesmo comportamento.
O gráfico 1 mostra o aumento de captação entre 2004 e 2005, em litros de leite, do grupo dos 14 maiores laticínios do país. Basicamente, os chamados grandes laticínios (Nestlé, Itambé, Parmalat, Elegê) aumentaram mais a captação do que o "segundo pelotão" (CCL, Batávia, Vigor, Líder, Centroleite, Morrinhos, Danone, Confepar e Embaré), sugerindo pequeno aumento na concentração. De fato, no ano de 2004, a captação dos 4 maiores laticínios representavam 60,24% do total captado entre os 14 maiores, com crescimento de 1,42% sobre 2005.
Gráfico 1. Variação da captação entre 2004 e 2005, dos principais laticínios, em milhões de litros por ano

Fonte: Leite Brasil, Embrapa Gado de Leite, CNA e OCB/CBCL
Elaboração: Equipe MilkPoint
Os dados em variação percentual de captação indicam que os grandes laticínios aumentaram sua captação substancialmente, destaque para a Parmalat que aumentou sua captação em 45,5%, o maior aumento entre os 14 laticínios, certamente refletindo mais a recuperação na captação depois da queda em 2004, decorrente da crise, do que um crescimento real. Analisando o período de 2000 a 2005, a empresa teve queda de cerca de 7,1% no volume captado. No segundo pelotão destaque para a Confepar e para a Líder Alimentos, dois laticínios parananenses, que tiveram um aumento na captação de 38,5% e 33,8%, respectivamente. Tiveram alguma queda na captação a Danone e o Grupo Vigor, com queda na captação de 2,1% e 2,3% respectivamente.
Gráfico 2. Variação de captação entre 2004 e 2005 nos principais laticínios, em %

Fonte: Leite Brasil, Embrapa Gado de Leite, CNA e OCB/CBCL
Elaboração: Equipe MilkPoint
O objetivo do gráfico 3 é mostrar a variação média anual na captação de alguns laticínios entre 2000 e 2005.
Gráfico 3. Média de variação anual, entre 2000 e 2005, nos principais laticínios

Fonte: Leite Brasil, Embrapa Gado de Leite, CNA e OCB/CBCL
Elaboração: Equipe MilkPoint
No gráfico 3 é possível observar também que o maior aumento porcentual nestes últimos anos ficou para o Laticínio Morrinhos, com um aumento na captação em torno de 21%, seguido por outro laticínio goiano, a cooperativa virtual Centroleite, com 10,6% e pela Danone com aumento no período de 10,1%.
Número de Produtores
O gráfico 4 traz a variação do número de produtores no grupo dos 14 laticínios. Entre grandes laticínios a Elegê é destaque com o aumento em 3.599 produtores chegando a 25.001 fornecedores, refletindo a captação pulverizada no Rio Grande do Sul. Já a Embaré teve diminuição de 1.286 fornecedores, totalizando 2.380. Avaliando os gráficos 4 e 1, nota-se que dos 12 laticínios que aumentaram sua captação apenas 7 aumentaram o número de produtores. A Danone o o Grupo Vigor que reduziram sua captação também tiveram redução do número de produtores. A DPA teve queda apenas de 2 produtores, totalizando 6.110 fornecedores.
Gráfico 4. Variação dos números dos produtores dos principais laticínios entre 2004 e 2005

Fonte: Leite Brasil, Embrapa Gado de Leite, CNA e OCB/CBCL
Elaboração: Equipe MilkPoint
Embora haja queda na recepção de leite e no número de produtores, o Grupo Vigor destacou-se no aumento de produção por produtor, entre 2004 e 2005, seguido pela Embaré. O laticínio Morrinhos teve aumento na recepção de leite e no número de produtores, mas teve queda significativa na produção de leite por produtor (gráfico 5).
O gráfico 6 traz a mesma informação, porém na forma de variação porcentual. Vale a pena notar que diversos laticínios verificaram grande aumento porcentual na produção por fornecedor, com destaque para Embaré e Grupo Vigor, já mencionados, além de Parmalat e Confepar.
Gráfico 5. Diferença entre 2004 e 2005, em litros/produtor/dia, para os principais laticínios

Gráfico 6: Variação em % na produção por produtor/dia, nos principais laticínios, entre 2004 e 2005

Fonte: Leite Brasil, Embrapa Gado de Leite, CNA e OCB/CBCL
Elaboração: Equipe MilkPoint
Leite Spot
O leite spot teve sua participação elevada de 15,1% para 18,1% sobre o total captado pelos laticínios, um aumento de 15% em relação ao leite total processado pelos maiores laticínios. A quantidade adquirida por essa via aumentou em mais de 310 milhões de litros sobre 2004.
Destaque positivo para o leite spot ficou para Nestlé e Parmalat que aumentaram suas captações em 89 milhões e 85 milhões, respectivamente. Morrinhos e Elegê também captaram volumes significativos de leite spot em 2005. Já a CCL reduziu sua captação em leite spot em 268 milhões de litros a menos que em 2004. A Batávia é o único laticínio entre os 14 que não comercializou leite spot em 2005 e nem em 2004. Já o Centroleite que não havia captado leite spot em 2004, captou 10 milhões de litros em 2005 (gráfico 7).
Gráfico 7. Diferença entre 2004 e 2005, em milhões de litros de leite spot, nos principais laticínios

Fonte: Leite Brasil, Embrapa Gado de Leite, CNA e OCB/CBCL
Elaboração: Equipe MilkPoint
No primeiro "pelotão" a DPA destacou-se aumentando em todos os índices analisados, já a Itambé só não teve aumento na aquisição de leite spot.
Joice Rodrigues, Equipe MilkPoint
