ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Operação Leite Compen$ado investiga fraude em leite transportado no Rio Grande do Sul

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/05/2013

3 MIN DE LEITURA

33
0
A representação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Rio Grande do Sul (SFA-RS) e o Ministério Público do Estado (MP-RS) desencadearam nesta quarta-feira (08/05) a Operação Leite Compen$ado, que resultou no cumprimento de nove mandados de prisão e oito de busca e apreensão nas cidades de Ibirubá, Guaporé, Horizontina.

Análise de amostras realizadas em janeiro de 2013 pelo laboratório oficial do MAPA (LANAGRO Pedro Leopoldo – MG) detectaram a presença de formaldeído em seis lotes de leite UHT da marca ITALAC, pertencente à GOIASMINAS INDÚSTRIA DE LACTICÍNIOS LTDA, de Passo Fundo; em um lote de leite da empresa LACTICÍNIOS BOM GOSTO (marca Líder), de Tapejara; e um lote na VONPAR ALIMENTOS (marca Mumu), em Viamão.

As investigações, realizadas pelas Promotorias de Justiça Especializada Criminal e de Defesa do Consumidor em conjunto com MAPA, dão conta que cinco empresas de transporte de leite adulteraram o leite cru entregue para a indústria.

Uma das formas de adulteração identificadas é a da adição de uma substância semelhante à ureia e que possui formol em sua composição, na proporção de 1 kg deste produto para 90 litros de água e mil litros de leite.

A adulteração consiste no crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no artigo 272 do Código Penal. Também atua na Operação a Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária.

A fraude tinha como objetivo aumentar o volume com água e tentar manter os padrões do “leite”, neste caso a proteína, através da adição da uréia.Conforme o Ministério Público estadual, os transportadores lucravam 10% a mais do que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro.

As indústrias produtoras do leite UHT adulterado foram submetidas ao Regime Especial de Fiscalização (REF) e ficaram impedidas de comercializar os produtos até que fosse aprovado um plano de medidas corretivas e que três amostras consecutivas apresentassem resultados laboratoriais dentro dos padrões. Realizou-se o recall de todos os lotes de leite que apresentaram problemas.

Histórico

Conforme Nota Técnica (NT) da SFA/RS, inicialmente não foi possível detectar a origem da adulteração do leite, mas a investigação concluiu que a fraude ocorria fora das indústrias, que são registradas e inspecionadas de forma freqüente pela Superintendência.

Suspeitou-se, então, que a adulteração estivesse ocorrendo por ação de empresas ou indivíduos não fiscalizados diretamente pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF). Dessa forma, refletiu-se também sobre a periculosidade na abordagem de tais pessoas, onde caberia a ação de agentes especializados na área criminal. Por isso, foi necessária a ação conjunta com o Ministério Público e a Receita Estadual.

Ainda segundo a NT, muitos transportadores atuam de forma independente, negociando o volume e o preço do leite entre os produtores e as indústrias e sendo remunerados pelo volume não pelo quilometro rodado. É uma cadeia complexa, onde há varias oportunidades de lucro de forma ilícita, tanto que a fraude em leite é combatida mundialmente.

Frente aos indícios encontrados, diz a Nota, três cidades localizadas em pontos chaves do estado e que possuem empresas com histórico de autuações por recebimento de leite cru alterado, foram escolhidas para sediar as ações: Guaporé (Empresa LTV), Selbach (Empresa Marasca) e Crissiumal (Empresa Líder).

Estes estabelecimentos serão interditados pelo SIF SFA-RS/MAPA, durante o transcorrer da “Operação Leite Compen$ado”, e amostras do leite presente nos caminhões e nos silos serão coletadas. Estas serão analisadas no LANAGRO-RS e os testes para formaldeído e uréia devem ser concluídos em torno de três dias.

Todo o leite cru será encaminhado à industria para ser transformado em leite em pó, visando facilitar sua conservaç ão. O produto será retido até que se obtenham os resultados laboratoriais com os quais será definido o destino do mesmo.

Participarão desta Operação 24 técnicos da SFA-RS e 11 do LANAGRO-RS no apoio laboratorial.

Segundo a NT, de 2012 até hoje o Serviço de Inspeção (SIPOA/DDA/SFA-RS) aplicou o REF e outros procedimentos com a matéria prima em 14 empresas. Foram autuadas 61, coletou-se 3.200 amostras de leite, sendo que 5 % apresentaram parâmetros físico químicos em desconformidade com a legislação.

“Entretanto é importante ressaltar, que apesar do número de resultados de análises fora dos padrões regulamentares, não significa dizer que todos eles indicavam suspeita de fraudes”, finaliza a nota.

LOTES RETIRADOS DO MERCADO PELA PRESENÇA DE FORMALDEÍDO
BOM GOSTO – TAPEJARA/RS – SIF 4182
Leite UHT integral
Marca Líder
Lote: TAP 1 MB
GOIASMINAS – PASSO FUNDO/RS – SIF 1369
Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 05 KM3
Leite UHT semidesnatado
Marca Italac
Lote: L 12 KM1
Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 13 KM3
Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 18 KM3
Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 22 KM4
Leite UHT integral
Marca Italac
Lote: L 23 KM1
VONPAR – VIAMÃO/RS – SIF 1792
Leite UHT integral
Marca Mumu
Lote: 3 ARC

Clique aqui e confira a nota técnica na íntegra. 

As informações são do MAPA, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

33

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RONALDO CARVALHO SANTOS

CURITIBA - PARANÁ - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 14/05/2013

Precisamos fundar o PPH, Partido Popular da Honestidade, mas antes extinguir todas as Agremiações que abrigam Corruptos, Começar de novo,,,,,,,,,,,,
ALEX CAMPOS MACHADO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 14/05/2013

PRODUTORES, PROFESSORES, O BRASIL ESTA EM SUA MAOS, SÓ FALTA UNIÃO, E UM POUCO DE POLITICO HONESTO PARA AJUDAR
RONALDO CARVALHO SANTOS

CURITIBA - PARANÁ - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 14/05/2013

Ótima ideia mas, com toda a cautela pois deverá ter apoio  do Ministério Público, e contar com Profissional Habilitado a colher amostras, além de deixar contraprovas, á disposição   da Industria detentora do produto amostrado. Há ainda a premissa de que a Industria poderá arguir a habilitação no MAPA e ou ANVISA do Laboratório escolhido Confiança na prestação do serviço pela Unidade Laboratorial Contratada( E sigilo) deve ser levada em conta.

Mas certamente a ideia dará resultados, devendo incluir Importados
JOEL NAEGELE

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/05/2013

O Francisco Simionato questiona a não aprovação do novo RIISPOA, no entanto não acredito que isso resolva o problema da desonestidade que virou uma praga em nosso país.

Penso que nós mesmos, produtores e dirigentes de Cooperativas de produção, teremos que encontrar um caminho, como, por exemplo, comprar no mercado, periodicamente leite empacotado de marcas diferenciadas, e bancarmos a análise, processando os empacotadores no caso de adulteração do leite. Com meia duzia de condenações divulgadas pela Mídia, pode acreditar que as Empacotadoras iriam ser mais zelosas na aquisição de leite caprichando nos exames e jogando no ralo o leite emporcalhado e não pagando pela imundície produzida.
JOEL NAEGELE

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/05/2013

Não meu companheiro Lourenço Sebastião de Mesquita.

Isso é formação de quadrilha. São malfeitores que tripudiam sobre a vidas dos consumidores, e trabalham contra os que produzem leite zelando pela qualidade e merecendo melhor remuneração.

Pela longa experiência que eu tenho, adquirida ao longo de sessenta anos de atividades no setor como produtor, Contador especializado em Cooperativas e trabalhado 20 anos em uma grande Central de leite, que a falta de caráter que conhecemos na maioria dos políticos, também atingiu muitos dos que trabalham no nosso setor.Temos que ficar atentos.
IRAUTO GOMES DE MELO

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/05/2013

Ministério da agricultura venha investigar aqui no nordeste também que os preços é um sobe e desce e tem gente ganhando nesse negocinho , so vejo cobrança para o produtor .
LOURENÇO SEBASTIÃO DE MESQUITA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/05/2013

Atenho-me no questionamento do por quê tais fraudes ocorrem em momentos de escassez do produto e melhoria do preço ao produtor?

Será coincidência ou armação?
FERNANDO SANTOS

CARMÓPOLIS DE MINAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 13/05/2013

Parabéns, José Luiz Amadeu!!!  Faço minhas, como técnico, as suas palavras tão certas sobre o assunto!  É incrível como algumas destas indústrias, cujas marcas estão FRAUDADAS, cresceram assustadoramente em menos de 20 anos!!!  Estão arquimilionários!!!  E como nós sabemos: milagres desse tipo, no Brasil, é impossível, principalmente se as indústrias "não sabem que estão recebendo leite fraudado em 10%"!!! de seus fornecedores!!!  Só brasileiro acredita!!!!
FRANCISCO DE ASSIS SIMIONATO

TERRA BOA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 13/05/2013

Não entendo porque ainda não esta aprovado o novo RIISPOA ,  vamos coletar amostras de produtos no mercado aí vai ser comprovado muitas fraudes que indústrias fazem no UHT com preços de venda ao consumidor perto do preço pago ao produtor. Aí sim vamos realmente responsabilizar a indústria que mancha o leite no Brasil.
WELERSON RESENDE

COROMANDEL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/05/2013

Fiscalização rotineira do leite a ser comercializado pelas indústrias. Essa é uma certeza que temos de ter.

O leite de produtores é sempre fiscalizado antes da entrada nos laticínios. Os testes são feitos antes da industrialização.

Me parece que a grande falha é dos orgãos que deveriam coibir as fraudes. Leite tóxico não deveria sair da indústria já que o leite de produtores  que entra diretamente na fábrica está normal.

Governo, fiscais, indústria, transportadores: façam a parte de vocês uma vez que o produtor de leite já vem cumprindo seu compromisso a muitos anos.
JOEL NAEGELE

CANTAGALO - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/05/2013

Essa atitude criminosa de fraude no leite tem que receber punição exemplar. Não é possível que ainda hoje, em pleno século 21, que ainda se assista coisas como essa, desmoralizando um produto nobre como o leite e ainda podendo causar danos impossíveis de serem dimensionados nas pessoas, principalmente crianças, além da desmoralização do produto perante a sociedade.

Há mais de cinquenta anos trabalho no setor, em Cooperativas singulares no Estado do Rio de Janeiro, sou produtor de leite, e durante muitos anos exerci funções importantes na Cooperativa Central dos Produtores de Leite que tinha sua sede no Rio, e pude constatar a guerra permanente dos nossos técnicos de campo na perseguição aos fraudadores, incluindo aí maus produtores, transportadores e Usinas mal administradas, onde a política de qualidade do produto não era observada com correção. Penso que a punição deva ser exemplar, e a aquisição do produto já embalado no varejo, deva ser adotada inclusive para punir os que embalam produtos adulterados. Os bons produtores e industriais corretos não podem pagar pelos atos criminosos. Cadeia é o caminho indicado para quem procede dessa maneira.
AMAURIK

PASSA TEMPO - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 11/05/2013

Se o preço do leite e determinado pela oferta, esses fraudadores alem de lesar o consumidores jogam o preço para baixo ao aumentar a captação de leite com agua.
EVERTON GONÇALVES BORGES

IBIÁ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/05/2013

Sempre que há um aumento no preço do leite, descobrem fraudes visando diminuir seu consumo e consequentemente seus preços aos produtores.

O ano passado foi horrivel para os produtores, com elevadíssimo custo e baixos preços, proporcionando prejuizo para todos produtores e não teve nenhum problema.

Este ano que diminuiu os custos e os preços estão recuperando, aparece uma safadeza desta. Se houvesse união e participação dos produtores, deveriam forçar o fechamento destas industrias, que além de estarem roubando prejudicando toda uma atividade, estão jogando com a saúde dos consumidores.
LUIZ FERNANDO PONTEL DE OLIVEIRA

CIRÍACO - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/05/2013

Infelizmente, não é só o caso do leite, este que veio a tona agora, em todos os setores existe negligência, precisamos leis mais rígidas e punições mais severas para coibir infratores e que acabam brincando com a vida das pessoas. E aqui vai uma sugestão quem tem estes lotes e que consumiram devem ser ressarcidos com ações de reparação de danos contra as empresas que também foram negligentes e sem controle de qualidade de seus produtos.
GILBERTO REIS

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 09/05/2013

O tomate  bateu a $ 9,0 $ 10,0 e ninguém falou dos altos níveis de substâncias carcinogênicas. Lógico ... o ciclo de produção é curto e já caiu o preço.

O leite com produção entrando na entressafra e o preço subindo, inflação subindo... é muita coincidência... 2007 operação ouro branco, mesmo cenário. As análises foram em janeiro e só agora a operação e divulgação dos fatos. Lembrando que a carne já passou pelo mesmo cenário de preços  e só anos depois de uma análise de suspeição de vaca louca aqui, divulgou-se tal fato. Parece que três ou quatro países cancelaram contratos de importação e o preço da carne no mercado interno caiu. Coincidência ou não,  sou contra qualquer fraude no leite pois enganar as duas fases da inocência do ser humano, que mais necessita do leite, a criança e o idoso. Só criminoso mesmo !

Os Laticínios estão cheios de pastas bonitas, com manuais de BPF, PPHO, POP'S, APCC... ISOS... pura burocracia. Basta aprovar o novo RIISPOA ,  coletar amostras de produtos no mercado e realmente responsabilizar a indústria .  A  RBQL com base de dados  de análise para responsabilizar o produtor. Indústria séria, fiscalização, bom produtor comprometido
JOAREZ ANTONIO MIECHUANSKI

ARATIBA - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/05/2013

Vergonha, é como podemos descrever o tal barbaridade q veio a tona na midia. Fica a pergunta q nao quer calar. Sera q os verdadeiros culpados serao punidos como merecem, q seria no minimo prisao perpetua. Sera q as industrias nao sabiam de nada? Até duvido.

Sera q nao seria hora de o ministerio apertar mais na fiscalizaçao?

Que moral estas empresas tem p cobrar qualidade do produtor?

Gente estamos falando de saude pública, isso nao é brincadeira. Como podemos esperar q aumente o consumo de leite? Como estamos nos preparando para exportar leite?

Vergonha, vergonha.....
JULIANO BÜCHLE

GUABIJU - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/05/2013

Parabéns para os orgãos fiscalizadores!!!

Espero que estas ações não parem, pois os "PICARETAS" de leite, que só estragam e mancham a imagem do mais rico dos alimentos, devem ir para a cadeia como qualquer outro criminoso.

Crime contra a saúde publica e contra os Produtores de leite que se empenham em produzir um leite com qualidade.
ALEX CAMPOS MACHADO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 09/05/2013

Teve laticínio na região que chegou a colocar agua oxigenada no soro, e misturado ao leite.



Atenção consumidor.
VALTER AP.CAMPANHOLO

ITURAMA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/05/2013

Nós produtores de leite, fazemos tudo para produzir um produto de qualidade, diante de tantas exigências impostas e depois ver nas manchetes que o produto que você produz com tanto carinho e sacrifício, sendo adulterado de forma inescrupulosa, colocando em risco a saúde de quem consome o produto. Isso é vergonhoso, sem mais palavras.
IVAN ANGELO DALLOLMO

CURITIBA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/05/2013

Não entendo como os laticinios não detectaram o prOblema em suas análises diarias uma vez que são tão eficientes nas análises de CBT E CCS??

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures