ONU pede que China melhore controle de alimentos

A China deve melhorar seu sistema de segurança alimentar para poder detectar em que ponto da cadeia - do produtor ao consumidor - existem problemas e adotar as medidas necessárias, disseram nesta quarta-feira (22), analistas da ONU em Pequim.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A China deve melhorar seu sistema de segurança alimentar para poder detectar em que ponto da cadeia - do produtor ao consumidor - existem problemas e adotar as medidas necessárias, disseram nesta quarta-feira (22), analistas da ONU em Pequim.

O gigante asiático deve obter um sistema de segurança alimentar em maior conformidade com os padrões internacionais, afirmaram estes analistas, autores do relatório intitulado "Avançando na Segurança Alimentar na China".

O documento foi apresentado em Pequim pelo representante da ONU na China, Khalid Malik, que disse que esta nação "é ainda um país em desenvolvimento" e a entidade internacional pode ajudá-lo a colocar em prática um novo sistema de controle de alimentos.

"A China deveria contar com uma lei única que legisle desde a produção ao consumo final ou pelo menos com regulações coordenadas", declarou Anthony Hazzard, especialista em Segurança Alimentar da Organização Mundial de Saúde (OMS) e autor do relatório. O sistema atual de controle da produção de alimentos na China, com inúmeras disposições e departamentos envolvidos e pouca transparência, faz com que se prolonguem crises como a do leite adulterado com melamina, que matou 4 crianças e atingiu outros 53.000 indivíduos, afirmou.

Os especialistas pediram à China que modernize o sistema esclarecendo quem é a máxima autoridade responsável ou Agência especializada que estabeleça responsabilidades. "É uma velha filosofia dizer que os Governos são responsáveis por tudo, pois quem produz alimentos também o é. É necessário um sistema que localize onde pode estar o perigo e dê uma resposta única", afirmou Jorgen Schlundt, diretor de Segurança Alimentar da OMS. O importante, afirmou, é que o produto chegue em perfeitas condições ao consumidor e não cause danos às pessoas ou à economia.

As informações são do Estado Online, adaptadas e resumidas pela Equipe AgriPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?